“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17637

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Carolina Macêdo Lopes
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Libras e formação de professores em Minas Gerais: Uma análise comparativa de ementas
Resumo A Língua Brasileira de Sinais vem alcançando espaços cada vez mais importantes socialmente, graças ao histórico de lutas e reivindicações do Movimento Surdo (BRITO, 2013; NORA, 2017). No ano de 2002, a Lei n° 10.436 reconhece a Libras como forma de expressão e comunicação das comunidades Surdas brasileiras (BRASIL, 2002). Posteriormente, em 2005, ocorre sua regulamentação através do decreto n° 5.626, que dentre outros pontos, estabelece a obrigatoriedade de implementação da Libras nas instituições públicas de Ensino Superior (BRASIL, 2005). Nesse sentido, ao chegar no Ensino Superior, a Libras, através das disciplinas, promove um novo espaço de expressão e visibilidade para as pessoas Surdas, sua história, cultura e identidade e, além disso, corrobora com a disseminação da Libras e com reflexões acerca do mundo Surdo. Desse modo, ao tratar dessas questões, as disciplinas contribuem para a formação crítica de professores, com potencial de transformar realidades educacionais, estimulando mudanças sociais. Entretanto, a presença da Libras nas Universidades implica a continuidade de conflitos, diante a hegemonia ouvinte. Por isso, para que as disciplinas cumpram seu papel efetivo, sua estruturação e condução precisam comprometer-se com as demandas sociais e políticas das pessoas Surdas. Nesse cenário, insere-se a pesquisa de mestrado que objetiva analisar a estruturação dessas disciplinas em Universidades Federais Mineiras. O presente trabalho apresenta os resultados parciais desenvolvidos até o momento. Inicialmente, realizou-se um levantamento e coleta das ementas de disciplinas de Libras ofertadas nas Universidades Federais Mineiras. Posteriormente, optou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 1997) para compreender a organização das ementas, especificamente as semelhanças e diferenças dos conteúdos apresentados. A partir disso, foi possível identificar semelhanças entre as disciplinas, de diferentes instituições e, a partir disso, categorizar tais pontos em três eixos, são eles: (1) Histórico educacional, (2) Cultura e Identidade e (3) Aspectos Linguísticos. Trata-se de tópicos que se desmembraram em pontos específicos recebendo nomenclatura e definições distintas, conforme a instituição, mas a pesquisa aponta que todas mantêm um mesmo plano de fundo, objetivos que mais se aproximam do que distanciam. Contudo, objetiva-se dar continuidade na análise e desse modo, conceber de forma aprofundada a composição das ementas.
Palavras-chave Libras, ensino superior, formação crítica.
Forma de apresentação..... Vídeo
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