Resumo |
O projeto de extensão proposto surgiu no ano de 2021 oriundo do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Raça (Educagera) promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este tem por objetivo a preparação de estudantes oriundos de grupos não-hegemônicos que tenham interesse em ingressar em programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). O intuito dessa ação tem como ponto de partida criar estratégias de debates sobre as desigualdades, o racismo e o antirracismo, além do desejo de contribuir de modo efetivo com vistas a combater o racismo institucional e o epistemicídio. As atividades foram conduzidas de forma remota (via Google Meet e You Tube) em 2021, e deu-se com as trocas coletivas de preparação para ingresso na pós-graduação a partir de atividades como oficinas de elaboração de projetos de pesquisas; escrita de textos dissertativos, processo de seleção (edital, currículo e entrevista) e aulas públicas. Além disso, os/as participantes do referido curso, tiveram a oportunidade de receber correções e comentários avaliativos de projetos e textos dissertativos desenvolvidos ao longo das atividades previstas. Isso possibilitou construirmos um laço e o acompanhamento coletivo do processo de construção dos projetos acadêmicos e a formação crítica sobre as questões sociais. Esta experiência também contou com uma equipe e convidados/as externos/as à instituição que, na participação de aulas públicas, trouxeram questões teóricas e políticas para continuarmos o diálogo/debate e embates sobre a inserção da população preta, pobre e LGTQI+, no ensino superior. Tivemos um retorno significativo de estudantes que ingressaram em programas de pós-graduação no sudeste e nordeste do país. Estas experiências possibilitaram o conhecimento e o diálogo sobre os elementos que compõem a escrita acadêmica, os caminhos de pesquisa e elaboração de projetos, de modo que os/as participantes pudessem adquirir novos aportes teóricos e metodológicos para a participação em processos seletivos nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de um debate sobre ciência, sociedade, direitos humanos, educação e cidadania, por meio de aulões coletivos em interface com as pautas de pesquisa trazidas pelos/as participantes do projeto de extensão. Por fim, é válido destacar que o projeto ora apresentado encontra-se em continuidade neste ano de 2022, prosseguimos nossas atividade de modo remoto (via Google Meet e You Tube), ampliando o diálogo para a construção de espaços coletivos de diálogos sobre as questões a nível macro que afetam as desigualdades escolares tais como: questões raciais, de classe, gênero e sexualidade. |