“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17629

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lidiane Cesário Barreto
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Outros membros Beatriz Gomes Cornelio , Jerlane Sousa Oliveira, Lillian Ferreira Rodrigues, Matheus Silva Freitas, Taylla Cristina de Paula Silva, Teresinha de Jesus Ferreira
Título Formação Acadêmica Afirmativa: diversidade na pós-graduação
Resumo O projeto de extensão proposto surgiu no ano de 2021 oriundo do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Raça (Educagera) promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este tem por objetivo a preparação de estudantes oriundos de grupos não-hegemônicos que tenham interesse em ingressar em programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). O intuito dessa ação tem como ponto de partida criar estratégias de debates sobre as desigualdades, o racismo e o antirracismo, além do desejo de contribuir de modo efetivo com vistas a combater o racismo institucional e o epistemicídio. As atividades foram conduzidas de forma remota (via Google Meet e You Tube) em 2021, e deu-se com as trocas coletivas de preparação para ingresso na pós-graduação a partir de atividades como oficinas de elaboração de projetos de pesquisas; escrita de textos dissertativos, processo de seleção (edital, currículo e entrevista) e aulas públicas. Além disso, os/as participantes do referido curso, tiveram a oportunidade de receber correções e comentários avaliativos de projetos e textos dissertativos desenvolvidos ao longo das atividades previstas. Isso possibilitou construirmos um laço e o acompanhamento coletivo do processo de construção dos projetos acadêmicos e a formação crítica sobre as questões sociais. Esta experiência também contou com uma equipe e convidados/as externos/as à instituição que, na participação de aulas públicas, trouxeram questões teóricas e políticas para continuarmos o diálogo/debate e embates sobre a inserção da população preta, pobre e LGTQI+, no ensino superior. Tivemos um retorno significativo de estudantes que ingressaram em programas de pós-graduação no sudeste e nordeste do país. Estas experiências possibilitaram o conhecimento e o diálogo sobre os elementos que compõem a escrita acadêmica, os caminhos de pesquisa e elaboração de projetos, de modo que os/as participantes pudessem adquirir novos aportes teóricos e metodológicos para a participação em processos seletivos nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de um debate sobre ciência, sociedade, direitos humanos, educação e cidadania, por meio de aulões coletivos em interface com as pautas de pesquisa trazidas pelos/as participantes do projeto de extensão. Por fim, é válido destacar que o projeto ora apresentado encontra-se em continuidade neste ano de 2022, prosseguimos nossas atividade de modo remoto (via Google Meet e You Tube), ampliando o diálogo para a construção de espaços coletivos de diálogos sobre as questões a nível macro que afetam as desigualdades escolares tais como: questões raciais, de classe, gênero e sexualidade.
Palavras-chave ação afirmativa, pós-graduação, negros
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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