ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Geografia |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Ana Paula Marinho Santos |
Orientador |
JANETE REGINA DE OLIVEIRA |
Outros membros |
Denilce de Fátima da Cunha, FERNANDO CONDE VEIGA |
Título |
Reflexões acerca do processo de planejamento e desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas em um contexto de ensino remoto por meio do programa Residência Pedagógica |
Resumo |
O presente trabalho refere-se às vivências advindas do programa Residência Pedagógica Núcleo Geografia UFV, sob orientação dos professores Janete Regina de Oliveira e Fernando Conde. As atividades foram realizadas em duas escolas de Viçosa - Minas Gerais, Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres sob acompanhamento da professora preceptora Denilce de Fátima da Cunha e na Escola Estadual Alice Loureiro sob acompanhamento do professor preceptor Joubert Antônio dos Santos, de forma remota e online, devido ao distanciamento social em decorrência da pandemia do covid-19. A primazia deste relato relaciona-se às experiências vivenciadas no tocante ao módulo II do programa sob acompanhamento da preceptora Denilce, sendo traçadas discussões acerca das experiências vivenciadas no processo de planejamento e realização das regências com estudantes do Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integral. Procurou-se estabelecer relações entre o ensino de geografia, a prática pedagógica, o processo de ensino e aprendizagem, balizados pela leitura crítica dos PET de modo a trabalhar a formação de conceitos geográficos, bem como a contextualização do ensino no que tange às questões socioambientais e o lugar dos sujeitos, assim como o uso de recursos audiovisuais. Fatores que se relacionam diretamente aos conteúdos geográficos presentes no PET, o desenvolvimento da percepção, reflexão e criticidade dos sujeitos acerca das inter-relações presentes na sociedade do local ao global e a formação inicial de futuros professores de geografia. Resiliência e planejamento foram elementos fundamentais frente ao contexto pandêmico e remoto e suas frequentes mudanças. Nesse sentido, fica a certeza de que o processo de ensino e aprendizagem necessita ser significativo e contextualizado para todos os sujeitos envolvidos tanto em relação aos materiais didáticos quanto às metodologias adotadas conferindo aos residentes em formação inicial o aperfeiçoamento do domínio do conteúdo e da prática pedagógica mesmo que remoto ao espaço escolar, local de desenvolvimento das relações, amadurecimento e significados. |
Palavras-chave |
Residência Pedagógica, Ensino de Geografia, Prática Pedagógica. |
Forma de apresentação..... |
Painel |