“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17615

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Paula Marinho Santos
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Denilce de Fátima da Cunha, FERNANDO CONDE VEIGA
Título Reflexões acerca do processo de planejamento e desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas em um contexto de ensino remoto por meio do programa Residência Pedagógica
Resumo O presente trabalho refere-se às vivências advindas do programa Residência Pedagógica Núcleo Geografia UFV, sob orientação dos professores Janete Regina de Oliveira e Fernando Conde. As atividades foram realizadas em duas escolas de Viçosa - Minas Gerais, Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres sob acompanhamento da professora preceptora Denilce de Fátima da Cunha e na Escola Estadual Alice Loureiro sob acompanhamento do professor preceptor Joubert Antônio dos Santos, de forma remota e online, devido ao distanciamento social em decorrência da pandemia do covid-19. A primazia deste relato relaciona-se às experiências vivenciadas no tocante ao módulo II do programa sob acompanhamento da preceptora Denilce, sendo traçadas discussões acerca das experiências vivenciadas no processo de planejamento e realização das regências com estudantes do Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integral. Procurou-se estabelecer relações entre o ensino de geografia, a prática pedagógica, o processo de ensino e aprendizagem, balizados pela leitura crítica dos PET de modo a trabalhar a formação de conceitos geográficos, bem como a contextualização do ensino no que tange às questões socioambientais e o lugar dos sujeitos, assim como o uso de recursos audiovisuais. Fatores que se relacionam diretamente aos conteúdos geográficos presentes no PET, o desenvolvimento da percepção, reflexão e criticidade dos sujeitos acerca das inter-relações presentes na sociedade do local ao global e a formação inicial de futuros professores de geografia. Resiliência e planejamento foram elementos fundamentais frente ao contexto pandêmico e remoto e suas frequentes mudanças. Nesse sentido, fica a certeza de que o processo de ensino e aprendizagem necessita ser significativo e contextualizado para todos os sujeitos envolvidos tanto em relação aos materiais didáticos quanto às metodologias adotadas conferindo aos residentes em formação inicial o aperfeiçoamento do domínio do conteúdo e da prática pedagógica mesmo que remoto ao espaço escolar, local de desenvolvimento das relações, amadurecimento e significados.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Ensino de Geografia, Prática Pedagógica.
Forma de apresentação..... Painel
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