Resumo |
Esta comunicação apresentará um projeto de pesquisa em fase inicial que se insere na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas, do PPG-Letras da UFV. O projeto visa a analisar o trabalho de professores substitutos que atuam na rede básica da cidade de Viçosa. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, foram registrados, no ano de 2018, mais de 46 mil casos de afastamentos de professores e supervisores por motivo de saúde no estado. Isso representa cerca de 5 afastamentos de professores por hora, na maioria dos casos, por problemas ligados à saúde vocal, transtornos mentais e comportamentais ou enfermidades osteomusculares. Se, por um lado, esses números geram preocupação, por outro lado, são poucos os estudos dedicados ao trabalho de professores substitutos no contexto do ensino fundamental e médio. Para realizarmos esta pesquisa, ancoramos nosso estudo em pressupostos teóricos da Clínica da Atividade (CLOT, 1999/2000, 2001, 2008; CLOT et al, 2022) e da Ergonomia da Atividade de Profissionais da Educação (FAÏTA E VIEIRA, 2003; FAÏTA, 2004; SAUJAT, 2004; AMIGUES, 2004, 2009), bem como em pesquisas do campo da linguística aplicada brasileira que compartilham desse arcabouço teórico (MACHADO, 2011; FAZION, 2016; 2017, LOUSADA 2017, DANTAS-LONGHI, 2017). Nossa metodologia se inspira na proposta teórico-metodológica da autoconfrontação (CLOT, CLOT et al, 2000). Em uma primeira etapa, por meio de um curso de extensão de formação de professores, reuniremos um grupo de professores substitutos interessados em analisar sua própria atividade de trabalho. Em uma segunda etapa, os professores substitutos participantes realizarão registros verbo-visuais de situações vivenciadas em seu trabalho que serão, posteriormente, discutidas junto ao grupo no intuito de identificarmos quais as responsabilidades atribuídas a estes profissionais, qual orientação e /ou apoio estes recebem da Instituição de Ensino em que trabalham, que dificuldades encontram e quais critérios de qualidade consideram na realização de seu trabalho. Esperamos, com isso, apoiar o grupo de professores substitutos, proporcionando um espaço de diálogo entre pares que favoreça a ampliação de seu poder de agir. A partir desse estudo, esperamos, ainda, fornecer informações que possam alimentar políticas públicas mais eficazes quanto à contratação, à formação e ao acompanhamento de professores substitutos. |