Resumo |
A pandemia do Covid-19 explicita a crise socioambiental e civilizatória vivenciada na atualidade, intensificando as desigualdades sociais, afetando também os/as estudantes da Universidade. As reflexões geradas na pandemia, a partir das experiências com a doença e com a morte, junto às trajetórias pessoais e acadêmicas, possibilitaram que um coletivo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) criasse a disciplina Encontro de Saberes e Práticas Educativas (PRE 431), tendo como vertente, a educação popular. A disciplina objetivou acolher os/as estudantes a partir do diálogo sobre a vida, entre diferentes cosmovisões e epistemologias, na busca de formar professores/as para uma educação territorializada. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a disciplina como uma experiência em educação popular no ensino remoto, na formação de professoras/es. Como o objetivo específico, analisar as metodologias participativas remotas e os recursos digitais empregados ao longo da disciplina e pensar caminhos para superação das limitações apresentadas nas metodologias e recursos utilizados. A pesquisa qualitativa utilizou como metodologia a pesquisa documental, abrangendo diferentes tipos de documentos da disciplina, como os cadernos da caravana, recurso avaliativo adotado, produzido pelos/as estudantes, e as conversas do grupo de Whatsapp da disciplina, onde ocorreram as aulas assíncronas. Observou-se que a disciplina sensibilizou os estudantes quanto à atuação do professor e da professora, na adoção de metodologias participativas, integradas e contextualizadas com a realidade sociocultural dos sujeitos. A proposta do caderno da caravana como metodologia participativa foi de encontro com a educação popular e pode ser empregada também em um modelo presencial da disciplina. Identificou-se também que a ferramentas Whatsapp, adotada com o intuito de tornar possível a participação dos/as estudantes que não tinham uma boa conexão com internet e/ou equipamentos adequados, embora tenham uma forma de comunicação praticamente instantânea, não conseguem promover com eficiência diálogos mais profundos e contínuos durante os encontros assíncronos. Ainda assim, o Whatsapp pode ser utilizado como recurso pedagógico, inclusive como complementar ao ensino presencial. Em relação a plataforma Google Meet, ela ampliou os horizontes da disciplina possibilitando a presença de mestres e mestras dos saberes tradicionais de diversas regiões do Brasil. É relevante incorporar tal prática ao modelo presencial de ensino. Por fim, entende-se que é possível pensar a educação popular no âmbito do ensino remoto, resultando em grandes reflexões e poder de transformação na formação de professores e professoras. Ademais, reconhece-se a necessidade em ampliar as pesquisas nessa área, buscando mitigar os desafios e potencializar as experiências vivenciadas. |