“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17566

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Guilherme Augusto Vieira Pereira
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Alice Cristina de Sampaio e Silva, FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE, Joao Santana Tomaz, Mariana Carvalho de Paula
Título Encontro de Saberes na formação de professores na UFV: potencialidades e desafios do ensino remoto à luz da educação popular
Resumo A pandemia do Covid-19 explicita a crise socioambiental e civilizatória vivenciada na atualidade, intensificando as desigualdades sociais, afetando também os/as estudantes da Universidade. As reflexões geradas na pandemia, a partir das experiências com a doença e com a morte, junto às trajetórias pessoais e acadêmicas, possibilitaram que um coletivo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) criasse a disciplina Encontro de Saberes e Práticas Educativas (PRE 431), tendo como vertente, a educação popular. A disciplina objetivou acolher os/as estudantes a partir do diálogo sobre a vida, entre diferentes cosmovisões e epistemologias, na busca de formar professores/as para uma educação territorializada. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a disciplina como uma experiência em educação popular no ensino remoto, na formação de professoras/es. Como o objetivo específico, analisar as metodologias participativas remotas e os recursos digitais empregados ao longo da disciplina e pensar caminhos para superação das limitações apresentadas nas metodologias e recursos utilizados. A pesquisa qualitativa utilizou como metodologia a pesquisa documental, abrangendo diferentes tipos de documentos da disciplina, como os cadernos da caravana, recurso avaliativo adotado, produzido pelos/as estudantes, e as conversas do grupo de Whatsapp da disciplina, onde ocorreram as aulas assíncronas. Observou-se que a disciplina sensibilizou os estudantes quanto à atuação do professor e da professora, na adoção de metodologias participativas, integradas e contextualizadas com a realidade sociocultural dos sujeitos. A proposta do caderno da caravana como metodologia participativa foi de encontro com a educação popular e pode ser empregada também em um modelo presencial da disciplina. Identificou-se também que a ferramentas Whatsapp, adotada com o intuito de tornar possível a participação dos/as estudantes que não tinham uma boa conexão com internet e/ou equipamentos adequados, embora tenham uma forma de comunicação praticamente instantânea, não conseguem promover com eficiência diálogos mais profundos e contínuos durante os encontros assíncronos. Ainda assim, o Whatsapp pode ser utilizado como recurso pedagógico, inclusive como complementar ao ensino presencial. Em relação a plataforma Google Meet, ela ampliou os horizontes da disciplina possibilitando a presença de mestres e mestras dos saberes tradicionais de diversas regiões do Brasil. É relevante incorporar tal prática ao modelo presencial de ensino. Por fim, entende-se que é possível pensar a educação popular no âmbito do ensino remoto, resultando em grandes reflexões e poder de transformação na formação de professores e professoras. Ademais, reconhece-se a necessidade em ampliar as pesquisas nessa área, buscando mitigar os desafios e potencializar as experiências vivenciadas.
Palavras-chave Educação popular, Ensino remoto, Saberes tradicionais
Forma de apresentação..... Vídeo
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