“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17545

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Minas Gerais
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula de Paiva Lima
Orientador Júlia Quintaneiro Mota
Outros membros Ana Luiza Netto Bertozzi Dornas, Gabriela Maia Fernandes, Manoel Celestino de Pontes Filho, Thalita de Oliveira Carneiro
Título Caminhos da divulgação científica na educação: contribuições do Potencial Biótico
Resumo O Potencial Biótico é uma plataforma de divulgação científica em biologia voltada ao ensino, tendo como público-alvo os professores de ciências da natureza. A divulgação científica, além de responsabilidade do cientista, detém grande potencial didático, pois ao usá-la na sala de aula, o professor oferece aos alunos um material dinâmico, atual e de linguagem acessível. Temos como objetivo fornecer materiais de cunho didático para professores de Ciências da Natureza, para serem explorados em sala de aula, disponibilizar espaços de formação continuada e ser um parceiro na otimização do planejamento e formulação de materiais junto ao professor. O projeto é desenvolvido em várias mídias sociais, principalmente site e o Instagram. Os textos do site possuem métodos para estarem na primeira página do Google, além de prezar pela contextualização ao incorporar notícias, indicações de pesquisas, aplicações biotecnológicas, política ou associação entre sociedade e ciência. Assim, os textos são aprimorados com base no Search Engine Optimization (SEO) e interpretados pelo Crawling do Google a fim de atingir mais pessoas. Somado a isso, incluímos seções específicas para aplicação em sala de aula, sugerindo atividades que podem ser realizadas com os discentes. No Instagram, os posts são imagens construídas com uma linguagem adaptada ao público alvo e elementos gráficos, como fotografias, desenhos, ícones e esquemas. Um grande diferencial é que, além de serem produzidos a partir de fontes bibliográficas confiáveis, eles contam com indicações de como o professor pode trabalhar aquele assunto em sala de aula, fornecendo ideias e estratégias para uso didático. Nosso Instagram possui 7.595 seguidores e, em maio, o alcance foi de 19.432 contas e o engajamento foi 34,2% maior quando comparado ao mês de abril. Estes dados indicam que os usuários estão interagindo com as publicações e que temos relevância na plataforma. Nos últimos seis meses, o Blog somou o total de 1,96 milhões de impressões, segundo o Google Search Console, além de já acumular 28,7 mil cliques. Vários de nossos textos estão na primeira página no Google, sendo o tráfego orgânico de 42,9 mil acumulados. Nossos ebooks com temas voltados para professores e produtores de conteúdo acumulam centenas de assinantes. Além dos dados quantitativos, recebemos diversos relatos de professores que usam nosso material em sala de aula. A divulgação científica tem demonstrado grande relevância como ferramenta pedagógica, inovando as formas tradicionais de ensino. O Potencial Biótico demonstra ter boa recepção do público perante seu conteúdo, indicando a importância do nosso trabalho.
Palavras-chave Divulgação científica, ensino de ciências, mídias sociais
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.