Resumo |
RESUMO: É notório que o Sistema Educacional brasileiro foi pensado e organizado dentro de um processo histórico, onde a produção do conhecimento sempre esteve sob o domínio das elites intelectualizadas ou daqueles que sempre detiveram o poder político, econômico, educacional, social e cultural (CASTRO et. al., 2020). O Brasil enquanto país de origem colonial sofreu os processos de "revoluções passivas" conduzidas pelas classes dominantes neutralizando os movimentos de autonomia nacionais populares conforme nos ajuda a compreender os esstudos gramscianos(2002). Sendo assim, a construção dos ideais educacionais foram sempre efetivadas de cima para baixo atrasando os processos formativos e de inserção nos espaços culturais dos grupos subalternas, reforçando e reatualizando os traços excludentes da escravidão. No entanto, no Brasil, na segunda metade do século XX observam-se diversos movimentos acompanhados de ações políticas originadas nos movimentos sociais que atuaram na luta pelo reconhecimento e garantia de direitos sociais, daqueles que foram historicamente excluídos (FREYRE, 1882; SANTOS, 2000; GOMES, 2017). Essas lutas por autonomia exigiram o engajamento crítico e consciente dos sujeitos em suas condições objetivas e subjetivas de vida nas quais construíram as possibilidades de participar ativamente na produção da história do mundo (GRAMSCI, 2002, p. 94). É preciso, portanto, reconhecer a diversidade dos sistemas de controle e dominação que reforçam e lançam sobre os grupos subalternos mecanismos que turvam as utopias e processos de lutas emancipatórias. Neste sentido, como pesquisa parcial, apresentaremos uma análise bibliográfica, visando discutir com a literatura especializada sobre as presenças e as ausências de pessoas negras nos espaços culturais e acadêmicos. Por meio desta pesquisa buscamos ampliar os conhecimentos sobre a reduzida presença de intelectuais negros nos espaços formativos institucionais compreendendo as razões, estratégias e possibilidades desenvolvidas nos movimentos sociais para a superação disso. |