“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17524

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Eduarda Lucarelli dos Santos
Orientador TIAGO RICARDO MOREIRA
Outros membros Karla Adriana Quispe Pineda, Mayara Diniz Souza
Título Relação da teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta com a simulação de um caso clínico sobre a atuação do enfermeiro realizada por estudantes de enfermagem: relato de experiência
Resumo INTRODUÇÃO: A prática de enfermagem como é feita nos dias atuais é fruto de uma mistura de ideias e teorias de vários profissionais históricos da área, e, dentre eles, destaca-se a brasileira Wanda Horta, que propôs a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, a qual salienta a importância do atendimento das necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais, pois dessa forma, o enfermeiro será capaz de retornar o equilíbrio necessário para o paciente se sentir bem.
OBJETIVO: Relatar a experiência vivida por estudantes de enfermagem numa simulação sobre a atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde e relacioná-la com a teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta.
DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Foi realizada uma simulação de atendimento de uma unidade básica de saúde com dez estudantes da disciplina de Enfermagem, Saúde e Sociedade I- Prática, com o intuito de verificar a aprendizagem sobre os assuntos estudados no decorrer do período. Essa atividade foi feita da seguinte forma: dividiu-se os alunos em dois grupos de cinco pessoas, sendo um grupo responsável por representar os personagens do enfermeiro e dos pacientes, e os outros cinco alunos participaram como ouvintes, ficando responsáveis por analisar a cena e identificar possíveis problemas no decorrer da trama.
RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: No decorrer da atividade, o aluno que representou o enfermeiro não agiu de maneira correta ao atender seus pacientes, já que agiu apenas preocupado em identificar doenças e encaminhar para algum médico, sem explorar mais a fundo possíveis causas de âmbito psicossocial. Desse modo, o atendimento encenado não foi feito de acordo com o que se esperava. Ao final da realização dessa atividade, foi possível entender como deveria acontecer o atendimento à personagem principal da encenação, já que todos os sintomas físicos que ela apresentava eram relacionados a problemas externos, como o ambiente em que ela vivia, seu trabalho e sua vida amorosa. Sendo assim, é possível relacionar essa prática com a teoria de Wanda Horta sobre as necessidades humanas básicas e entender como deveria ter sido feita a abordagem na atividade.
CONCLUSÃO: O desenvolvimento da simulação do caso clínico, na qual retratou-se o atuar do enfermeiro durante a consulta de enfermagem, permitiu aos estudantes a associação dela com a teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta, pois nela, a teórica coloca o enfermeiro como o responsável por cuidar do paciente de forma holística, ou seja, procurando atender todas as suas dimensões humanas, razão pela qual o profissional de enfermagem fica responsável pela realização de uma abordagem ampla do indivíduo, a fim de achar as possíveis causas de sinais e sintomas apresentados, os quais nem sempre têm origem sistêmica. Além disso, ele deve usar tanto conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação quanto a observação, dedução, correlação e associação.
Palavras-chave Enfermagem, Wanda Horta, atuação do enfermeiro.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,65 segundos.