“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17505

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Victória Dal Cin Santolin
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Outros membros Estefanne Luna de Castro, Livia de Sousa Lima Ramos, Stefany dos Reis Oliveira
Título Ensino de inglês para crianças através de músicas contemporâneas
Resumo Este trabalho relata a experiência de quatro estudantes do curso de Letras, habilitação Português-Inglês, na disciplina de Prática de ensino de Língua Inglesa (LET 454). As crianças de 10 a 12 anos foi o público alvo escolhido na disciplina para a experiência de ensino de inglês, uma vez que não encontramos no curso de Letras uma oportunidade para essa prática, pois as disciplinas de estágio estão voltadas para o Fundamental II e Ensino Médio. Um grupo de cinco estudantes ofertou uma oficina de cinco horas, durante o mês de junho, às crianças que fazem parte do Projeto Educacional da Rebusca. A Rebusca é uma entidade filantrópica, de cunho social, com atividades voltadas para crianças de quatro a doze anos. Sua sede se encontra nas proximidades da UFV, em um prédio anexo à Igreja Presbiteriana. A escolha deste contexto se deu pela congruência entre as propostas pedagógicas da disciplina e a abertura daquela instituição para acolher a oficina com jogos e atividades para o ensino de inglês para crianças em vulnerabilidade social. A elaboração e oferta de oficinas é um dos quesitos da disciplina para oportunizar a prática de ensino aos estudantes do curso de Letras. As estudantes escolheram a turma de crianças na faixa etária entre 10 a 12 anos de idade e as atividades foram organizadas a partir do tema: O ensino de inglês através de músicas contemporâneas e o uso do aplicativo TikTok para o reconhecimento e expressão das diferentes identidades em sala de aula. As estudantes elaboraram cinco planos de aulas e criaram todos os materiais, como jogos, atividades escritas, atividades para a prática da oralidade e escuta, como também, utilizaram slides para apresentação de vocabulário das músicas a serem trabalhadas. Após cada encontro da oficina, a professora coordenadora da disciplina se reunia com as estudantes para colher as primeiras reflexões e experiências de sala de aula. Posteriormente, as impressões e registros eram compartilhados com os demais colegas, em sala de aula, no Departamento de Letras. Os resultados que observamos são o interesse das crianças para aprender inglês e ao longo das aulas, adquiriram confiança e se engajaram na prática dos conteúdos. Como experiência enriquecedora, as graduandas afirmam que ter contato com as crianças, planejar aulas e elaborar materiais, e poder desenvolver essa oficina foi de grande proveito e aprendizado para sua formação. Para todas, essa foi o primeiro contato com o público infantil em situação de prática. Várias pesquisas e reflexões foram necessárias, tanto para fim de planejamento didático quanto para lidar com o esse público. Concluímos que a experiência com crianças em situação de vulnerabilidade faz a reflexão e preparo das aulas serem bem mais exigentes e cuidadosas, principalmente para que não se sintam desconfortáveis e se motivem a continuar o aprendizado de inglês. Para as estudantes, "lidar com o público infantil foi um desafio mas valeu a pena!"
Palavras-chave Ensino para crianças, ensino com música, formação inicial de professores.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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