Resumo |
Este trabalho relata a experiência de quatro estudantes do curso de Letras, habilitação Português-Inglês, na disciplina de Prática de ensino de Língua Inglesa (LET 454). As crianças de 10 a 12 anos foi o público alvo escolhido na disciplina para a experiência de ensino de inglês, uma vez que não encontramos no curso de Letras uma oportunidade para essa prática, pois as disciplinas de estágio estão voltadas para o Fundamental II e Ensino Médio. Um grupo de cinco estudantes ofertou uma oficina de cinco horas, durante o mês de junho, às crianças que fazem parte do Projeto Educacional da Rebusca. A Rebusca é uma entidade filantrópica, de cunho social, com atividades voltadas para crianças de quatro a doze anos. Sua sede se encontra nas proximidades da UFV, em um prédio anexo à Igreja Presbiteriana. A escolha deste contexto se deu pela congruência entre as propostas pedagógicas da disciplina e a abertura daquela instituição para acolher a oficina com jogos e atividades para o ensino de inglês para crianças em vulnerabilidade social. A elaboração e oferta de oficinas é um dos quesitos da disciplina para oportunizar a prática de ensino aos estudantes do curso de Letras. As estudantes escolheram a turma de crianças na faixa etária entre 10 a 12 anos de idade e as atividades foram organizadas a partir do tema: O ensino de inglês através de músicas contemporâneas e o uso do aplicativo TikTok para o reconhecimento e expressão das diferentes identidades em sala de aula. As estudantes elaboraram cinco planos de aulas e criaram todos os materiais, como jogos, atividades escritas, atividades para a prática da oralidade e escuta, como também, utilizaram slides para apresentação de vocabulário das músicas a serem trabalhadas. Após cada encontro da oficina, a professora coordenadora da disciplina se reunia com as estudantes para colher as primeiras reflexões e experiências de sala de aula. Posteriormente, as impressões e registros eram compartilhados com os demais colegas, em sala de aula, no Departamento de Letras. Os resultados que observamos são o interesse das crianças para aprender inglês e ao longo das aulas, adquiriram confiança e se engajaram na prática dos conteúdos. Como experiência enriquecedora, as graduandas afirmam que ter contato com as crianças, planejar aulas e elaborar materiais, e poder desenvolver essa oficina foi de grande proveito e aprendizado para sua formação. Para todas, essa foi o primeiro contato com o público infantil em situação de prática. Várias pesquisas e reflexões foram necessárias, tanto para fim de planejamento didático quanto para lidar com o esse público. Concluímos que a experiência com crianças em situação de vulnerabilidade faz a reflexão e preparo das aulas serem bem mais exigentes e cuidadosas, principalmente para que não se sintam desconfortáveis e se motivem a continuar o aprendizado de inglês. Para as estudantes, "lidar com o público infantil foi um desafio mas valeu a pena!" |