Resumo |
Com o crescimento da participação das tecnologias digitais no nosso cotidiano, emergiram novos gêneros textuais. Alguns deles, como os “vídeos educacionais”, podem impactar profundamente o fazer pedagógico, como alegam Zani, Bueno e Dolz (2020), de tal modo que é necessário pensar em como podemos transpor os aspectos linguísticos, não linguísticos, discursivos e não discursivos integrantes desse gênero para a formação de professores. A pesquisa de mestrado que deu origem a esta comunicação tem por objetivo a criação de um itinerário (Colognesi e Dolz-Mestre, 2017; Dolz-Mestre, Lima e Bacan Zani, 2020; Merlin, Deganutti de Barro, Greco Ohuschi e Dolz-Mestre, 2020) para o ensino do gênero “vídeos educacionais”, bem como a avaliação desse dispositivo no processo de aprendizagem e desenvolvimento de capacidades de linguagem em professores em formação ou em formação continuada. Nesta comunicação, apresentaremos os resultados da primeira aplicação desse itinerário, que consistiu na realização, à distância, de cinco aulas para professores de francês, de todo território nacional, com diferentes graus de experiência de trabalho. Para isso, construímos nossas análises nas reflexões atreladas ao Interacionismo Sócio-discursivo (ISD) de Bronckart (1999/2009, 2006, 2008) no qual encontramos as noções de texto e gênero associadas à ideia da linguagem como instrumento do agir social e do desenvolvimento dos sujeitos. Nessa abordagem, os gêneros textuais são compreendidos como um arcabouço de “pré-construídos humanos”, que se tornam ensináveis após uma transposição didática, conforme afirmam Machado e Cristóvão (2006). Assim, a partir da proposição de análise descendente de Bronckart (1999/2009, 2006, 2008), e das contribuições de Dolz-Mestre, Pasquier, Bronckart (1993) e Zani (2018) a esse sistema de análise, apresentaremos, nesta comunicação, um balanço das produções (vídeos, textos e áudios) dos professores participantes, trazendo considerações primeiramente sobre o desenvolvimento das suas capacidades de ação, capacidades linguísticas e linguísticas-discursivas observadas em seus textos, assim como as questões problema apresentadas nessas produções, para posteriormente discorrer sobre as melhorias práticas a serem feitas para uma segunda aplicação desse dispositivo didático. Os dados que serão apresentados dão conta de um perfil global de professores confortáveis com o plurilinguismo do gênero e seus aspectos textuais, mas em dificuldade com a multimodalidade e elementos paralinguísticos da oralidade. |