Resumo |
O Gestão por Processos de Negócios, Business Process Management (BPM), é uma metodologia de gestão que utiliza um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas para design, interação, controle e análise operacional de processos de negócios, envolvendo pessoas, organizações, aplicações, documentos e outras fontes de informação. Para análise dos processos de negócios são utilizadas técnicas como modelagem, entrevistas e simulações. O objetivo geral do trabalho foi verificar se a metodologia BPM poderia contribuir para o aumento da eficiência e eficácia da gestão de empresas rurais, utilizando-se como exemplo o processo de compras de uma propriedade participante da rede de Fazendas Alfa do Instituto AgriHub/FAMATO. Durante um estágio de vivência na propriedade, o processo de compras foi analisado através de entrevistas e acompanhamento das atividades, permitindo obter também a percepção dos colaboradores envolvidos nos níveis operacional, tática e estratégica da empresa rural. Para o mapeamento foi utilizada a notação Business Process Management Notation (BPMN), a qual consiste em um conjunto de elementos gráficos e regras para representar um processo. Em sequência, as avaliações dos envolvidos foram utilizadas para detalhar o tempo e as probabilidades de ocorrência das tarefas durante a compra, permitindo elaborar um modelo, realizar simulações e propor melhorias. A modelagem e a simulação foram realizadas com o software Bizagi Modeler, que segue o padrão BPSim (Business Process Simulation). Simulação de processos de negócios é definida pelo BPM CBOK VERSÃO 3.0, como ferramenta usada depois de projetar ou reprojetar um processo para analisar sua eficiência antes da implementação. Testar o processo em um cenário real permite que as organizações determinem o impacto dele sem interromper as operações de negócios diárias, além de melhorar a tomada de decisões e possibilitar melhorias contínuas. O Bizagi permite simular quatro níveis de um processo de negócios sendo eles, a i) validação do processo e as análises do ii) tempo, iii) recursos e iv) turnos de trabalho (calendário). Os mapas de processos e os resultados das simulações foram apresentados e discutidos com os proprietários e diretores da empresa rural e posteriormente utilizados para discussão de estratégias de melhoria e capacitação dos colaboradores. A visão holística de processo de negócio e os resultados da simulação evidenciaram a importância da contribuição e impacto de cada um dos envolvidos no prazo e qualidade da entrega do equipamento ou serviço ao setor solicitante dentro da empresa rural. A avaliação positiva, o interesse e a utilização dos resultados permitiram concluir que o enfoque BPM tem potencial para melhorar a gestão e a rentabilidade da empresa rural. Os resultados serão apresentados e discutidos em um seminário na UFV com a presença de acadêmicos, técnicos do sistema FAMATO e dirigentes da empresa rural. |