“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17467

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Yago Hosken Og Esteves
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros Camila de Assis Carvalho, DANIELA GOMES ROSADO, Hyvan Alexandre Fernandes, JOAO CARLOS BOUZAS MARINS, Thalia Miranda Rufino
Título O tênis na comunidade universitária
Resumo No Programa Segundo Tempo (PST), a comunidade universitária tem acesso a aulas de variadas modalidades esportivas, ofertadas gratuitamente pela Divisão de Esporte e Lazer (DLZ) e financiadas pelo Ministério da Cidadania. O programa visa a promoção saudável do esporte, a socialização entre os beneficiados, o lazer, e a formação do indivíduo através do esporte. Nas aulas de tênis, o programa busca proporcionar a comunidade universitária a oportunidade de se experimentar um dos esportes de mais difícil acesso no Brasil, uma vez que os espaços para a sua prática são escassos, o custo do equipamento é consideravelmente alto e pela pouca demanda de professores especializados. Dessa forma, forma, as aulas visam inserir os alunos no contexto deste esporte tão elitizado e pouco acessível. Por conta dos fatores supracitados, aliados à complexidade da modalidade, as aulas são voltadas para a iniciação, com o intuito de aprimorar a técnica dos alunos para que consigam praticar a modalidade para fins recreacionais. Para melhor atender à comunidade universitária, foram selecionadas quatro turmas para a modalidade: T5 (segunda e quarta de 8:00 às 9:30); T6 (segunda e quarta de 16:00 às 17:30); T7 (terça e quinta de 8:00 às 9:30) e T8 (terça e quinta de 9:30 às 11:00). As turmas, embora possuam alguns alunos que já tiveram alguma experiência, são compostas em sua maioria por pessoas que nunca tiveram contato com o tênis, como foi relatado pelos próprios. Tendo em vista o perfil da maioria dos alunos, as aulas tratam dos conteúdos mais básicos da modalidade, uma vez que seus movimentos, não tão instintivos como em outras modalidades, bem como o manuseio da raquete requerer um gesto motor fino, tornam essa adaptação um pouco mais demorada do que nas modalidades mais populares. Uma vez que os gestos e o funcionamento do jogo estejam bem assimilados pelos alunos, espera-se que os alunos levem a modalidade para o seu lazer cotidiano, e que aprendam a conviver e respeitar os adversários e companheiros.
Palavras-chave Tênis, Lazer, Formação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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