“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17456

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Vitória Pereira Santos de Moraes
Orientador MARIA CARMEN AIRES GOMES
Título A comunicação estratégica e divulgativa como forma de prevenir desinformação e Fake News no contexto de Pandemia COVID-19.
Resumo O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre as estratégias sociocomunicativas, discursivas e textuais sobre a prevenção de COVID-19 a partir de textos incluídos no site do Ministério da Saúde, na seção fake news. Como pressupostos teóricos, nos alinhamos às perspectivas da Análise do Discurso Crítica de Chouliaraki e Fairclough (1999), buscando refletir a respeito de elementos semióticos e seus efeitos nas práticas sociais, por meio da descrição linguística, da interpretação discursiva e da explanação social. A organização metodológica foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: (i) Revisão de Literatura (RSL) através dos periódicos na área de saúde coletiva, banco de teses e dissertações e textos produzidos por associações científicas, ambos em âmbito nacional e internacional; (ii) análise qualitativa de base interpretativa a partir da coleta de dados extraídos do site do Ministério da Saúde. Para tanto, foram analisadas 90 notícias identificadas como ‘Fake News’ no site ‘Saúde sem Fake News’ do Ministério da Saúde do Brasil. Como recurso para análise de corpora textual, os textos codificados sistematizados pelas ferramentas analíticas do software Antconc. Foram usados os recursos: ‘lista de palavras’ e ‘concordanciador’. Também foram considerados (i) temas recorrentes (estrutura temática e suposições subjacentes), (ii) percepção social do risco, (iii) quantidade/qualidade das informações sobre a doença, (iv) Sistema de Transitividade, (v) as vozes usadas nos textos (intertextualidade e interdiscursividade), (vi) tipos de discursos (autorizados, legitimados), (vii) significado das palavras e potencial ideológico (pressuposição, metáforas, criação de palavras). Assim, os textos foram analisados a partir de subcategorias sendo elas, com suas respectivas porcentagens: Governo (17,6%); Casos de COVID-19 (14,3%); Alimentação (14,3%); Política Internacional (13,2%); Sintomas da COVID-19 (13,2%); Vacina e tratamento (9,9%); Boletins informativos (8,8%); Hábitos pessoais (3,3%). Como resultado, ressaltam-se: a percepção de direcionamento político das fake news revisadas no link nos âmbitos nacional e internacional, incluindo também as notícias que não foram assinaladas na categoria Política ou Política Internacional; o alto de número de repetições dos textos informativos; a pouca revisão de textos sobre uso de medicamentos para COVID-19, ressaltando um viés político do governo vigente frente ao enfrentamento do vírus.
Palavras-chave Fake news, Análise do Discurso Crítica, Covid-19
Forma de apresentação..... Vídeo
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