“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17455

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lara Magalhães Fialho Carvalho
Orientador CAMILA SANTANA DOMINGOS
Outros membros PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Ação educativa em serviço sobre as complicações da terapia intravenosa
Resumo Tema central: A terapia intravenosa constitui uma prática amplamente empregada pela Enfermagem, desenvolvida através da inserção de um cateter em uma veia periférica. Contudo, podem ocorrer complicações relacionadas ao uso e manuseio do cateter intravenoso periférico. O conhecimento e a identificação de fatores que apresentam relações diretas com a ocorrência de complicações auxiliam na melhora da prática clínica de Enfermagem bem como na segurança do paciente. Público alvo: Esta atividade educativa foi destinada a equipe de Enfermagem. Justificativa: A inserção de dispositivos intravenosos periféricos deve ser executada por profissionais bem preparados e comprometidos com a qualidade do atendimento para que se reduzam os riscos de complicações. Objetivo: Relatar a construção de um mural educativo sobre as complicações da terapia intravenosa. Metodologias: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. A atividade educativa foi resultante de um plano de ação vinculado ao estágio curricular obrigatório de graduandos de Enfermagem cujo tema abordado foi “Complicações da terapia endovenosa, suas principais manifestações clínicas, formas de prevenção e tratamento”. Envolveu a equipe de Enfermagem de um setor de clínica médica de um hospital de ensino. A atividade foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022. Como ferramenta educativa utilizou-se um mural confeccionado com o programa Canva. Resultados: O mural foi dividido em quatro tópicos. O primeiro apresenta o conceito e diferenciação entre flebite, infiltração e extravasamento. O segundo tópico aborda sobre as manifestações clínicas da flebite, destacando os itens que compõem a Escala de Avaliação de Flebite, além de apresentar manifestações clínicas que visam diferenciar a infiltração do extravasamento. O terceiro item destaca medidas que auxiliam a prevenir essas complicações, como a higienização das mãos, uso de luvas de procedimento, verificação da incompatibilidade de medicamentos vesicantes, escolha dos melhores dispositivos e locais para a realização da punção venosa periférica, cuidados com a fixação do acesso venoso periférico, procurando observar sinais de inflamação, bem como trocar o dispositivo após 96 horas de uso, devendo remover o cateter na suspeita de contaminação, complicações ou mau funcionamento. O último tópico versa sobre o tratamento dessas complicações, como interromper a infusão do medicamento, aplicar compressas mornas e elevação do membro. Conclusões: A confecção do mural mostrou-se como uma ferramenta educativa para reforço e atualização de saberes. A contribuição dessa atividade educativa para a assistência se insere na possibilidade de provocar mudanças no cuidado relacionado a terapia intravenosa, de forma que os trabalhadores de saúde sejam capazes de transformar o seu processo de trabalho.
Palavras-chave Enfermagem, Administração Intravenosa, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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