Resumo |
Esse trabalho é fruto da dissertação intitulada “A MONITORIA NAS LICENCIATURAS: ANALISANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA”, defendida no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa-UFV. Trata-se de um recorte da referida dissertação, que teve como objetivo analisar a monitoria como atividade de aprendizagem da docência e de construção de saberes profissionais e suas implicações na formação inicial de professores. No presente trabalho buscamos identificar os saberes docentes presentes no exercício da monitoria e suas fontes sociais de aquisição, além de buscar compreender os processos de aprendizagem dos saberes necessários aos monitores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na medida em que buscamos apreender os sentidos e significados atribuídos aos processos vividos por 4 monitores nível I – estudantes da graduação, da UFV, matriculados em cursos de Licenciatura. Para produção de dados, realizamos Grupo Focal e dialogamos por meio de aplicativo de mensagem para aprofundar aspectos da pesquisa. Na análise dos dados nos inspiramos na Análise de Conteúdo de Moraes (1999) e buscamos compreender as fontes do saber docente e construir categorias analíticas sobre o tema, baseando-nos em autores como Tardif (2011), Gauthier et al.(1985). Diante dos resultados encontrados consideramos que os monitores têm construído ou aprofundado saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos durante a monitoria, tendo este último aparecido com maior frequência; as principais fontes de saberes apresentadas foram: o contato com diferentes pessoas, como estudantes e professores, textos e vídeo aulas. Assim, inferimos que o Programa de Monitoria constituiu, para os participantes da pesquisa, em atividade propícia para construção e consolidação de saberes docentes. Ressaltamos, ainda, a necessidade de continuidade das pesquisas sobre a temática, ampliando no contexto do Ensino Superior, em especial na UFV, e socialização do conhecimento produzido, buscando um projeto formativo que possa contribuir para a prática dessa atividade. |