“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17447

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Kamilla Botelho de Oliveira
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título O Programa de Monitoria nas licenciaturas: analisando a construção do saber docente dos monitores
Resumo Esse trabalho é fruto da dissertação intitulada “A MONITORIA NAS LICENCIATURAS: ANALISANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA”, defendida no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa-UFV. Trata-se de um recorte da referida dissertação, que teve como objetivo analisar a monitoria como atividade de aprendizagem da docência e de construção de saberes profissionais e suas implicações na formação inicial de professores. No presente trabalho buscamos identificar os saberes docentes presentes no exercício da monitoria e suas fontes sociais de aquisição, além de buscar compreender os processos de aprendizagem dos saberes necessários aos monitores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na medida em que buscamos apreender os sentidos e significados atribuídos aos processos vividos por 4 monitores nível I – estudantes da graduação, da UFV, matriculados em cursos de Licenciatura. Para produção de dados, realizamos Grupo Focal e dialogamos por meio de aplicativo de mensagem para aprofundar aspectos da pesquisa. Na análise dos dados nos inspiramos na Análise de Conteúdo de Moraes (1999) e buscamos compreender as fontes do saber docente e construir categorias analíticas sobre o tema, baseando-nos em autores como Tardif (2011), Gauthier et al.(1985). Diante dos resultados encontrados consideramos que os monitores têm construído ou aprofundado saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos durante a monitoria, tendo este último aparecido com maior frequência; as principais fontes de saberes apresentadas foram: o contato com diferentes pessoas, como estudantes e professores, textos e vídeo aulas. Assim, inferimos que o Programa de Monitoria constituiu, para os participantes da pesquisa, em atividade propícia para construção e consolidação de saberes docentes. Ressaltamos, ainda, a necessidade de continuidade das pesquisas sobre a temática, ampliando no contexto do Ensino Superior, em especial na UFV, e socialização do conhecimento produzido, buscando um projeto formativo que possa contribuir para a prática dessa atividade.
Palavras-chave Formação Docente, Programa de Monitoria, Saber Docente
Forma de apresentação..... Vídeo
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