Resumo |
Este resumo tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa elaborada para ser apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação de Licenciatura em Pedagogia, do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem como objetivo geral compreender os aspectos quantitativos e as principais dimensões educativas das violências tipificadas como Violência de Gênero ou Sexual, no Brasil, entre os anos 2016 a 2021. Como objetivo secundário, busca apresentar e situar a materialidade dos possíveis efeitos perversos das narrativas no campo Social, considerando os tipos penais dessas violências. A delimitação do campo de investigação conta com a experiência do autor do trabalho enquanto estudante nessa instituição onde realiza o Curso de Graduação. Como metodologia, utilizamos a Triangulação, utilizando-se de três fontes de dados diferentes, para comprovar o problema, a investigação foi realizada em dois momentos, sendo eles: a) pesquisa bibliográfica, considerando o período de 2021 e 2022, na Plataforma SciELO Scientific, com o objetivo de conhecer os resultados de pesquisas científicas publicadas na área da educação e no ensino superior sobre os temas relacionados ao objetivo geral da investigação; b) levantamento de dados disponíveis pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) na plataforma de estatísticas do Sistema Penitenciário Brasileiro (SISDEPEN), especificamente, os Crimes contra a Pessoa e Contra a Dignidade Sexual, no qual estão enquadrados os crimes de violência de gênero ou sexual C) Levantamento nas delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescentes nas delegacias dos estados da região sudeste do Brasil. Como resultados parciais, no estudo bibliográfico nota-se as disputas de poder no campo da Educação, partindo da demarcação de Gêneros, e Educação Sexual como um campo de investigação e profissional, com desdobramentos em narrativas, de diversas áreas do conhecimento, os dados divulgados no SISDEPEN revelam o aumento dos registros de casos de violência contra menores de idade, o que indica a necessidade de investigação sobre o tema, a fim de estruturar políticas públicas, e diretrizes curriculares que possam referenciar a Educação de Gênero e Sexualidade na Escola, pois não há estruturado em rede nacional uma rede de proteção à Criança e ao Adolescente dentro e fora da escola, sendo assim, a necessidade de se incluir o tema nos currículos e “Equipar” a escola pública com ideias que partem desta narrativa. |