“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17438

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mateus Coelho Santos
Orientador GLAUCIA BRAGA E SILVA
Outros membros DANIEL MENDES BARBOSA, Leonardo Augusto Alvarenga e Silva, Luciano Belo de Alcantara Júnior, Marcos Aurélio da Silva
Título UFV Virtual Labs - Módulo web: ambiente colaborativo e supervisionado para o ensino de Ciências Biológicas e suas tecnologias
Resumo O UFV Virtual Labs é um Ambiente Virtual de Aprendizagem de apoio ao ensino de práticas laboratoriais de ciências biológicas e suas tecnologias, que pode ser usado no ensino remoto ou como ferramenta de apoio ao ensino presencial. Ele é composto por um módulo de simulações de práticas laboratoriais, desenvolvido em Unity 3D, e um módulo web integrado, colaborativo e supervisionado, responsável por permitir a interação dos professores e estudantes através de turmas e proposição de atividades, além de proporcionar um maior acompanhamento do professor quanto ao que foi feito pelo aluno nessas práticas propostas. O módulo Web possui quatro perfis de usuários, com suas respectivas visões: administrador, responsável por gerenciar as disciplinas, unidades, aulas e recursos pedagógicos; professor, responsável por gerenciar as turmas e propor atividades para suas turmas, além de poder acompanhar o desempenho dos alunos; aluno, com acesso às suas turmas e respectivas atividades propostas pelo professor; e por fim, o usuário comum, que pode ver as disciplinas e o conteúdo das mesmas, pode executar as práticas, mas não é avaliado nem acompanhado pelo professor. Neste projeto, houve refatoração de telas do administrador, em função de uma remodelagem das classes, de uma refatoração das rotas do back-end e também para melhorar a usabilidade. Para as visões de professores, alunos e usuário comum, foi feito o design das interfaces gráficas, foram implementadas e/ou refatoradas as rotas no back-end e implementado o código correspondente no front-end. Para desenvolvimento das funcionalidades, foi utilizada a linguagem JavaScript, com a biblioteca React para o front-end, e o express.js (framework para node.js) para o back-end. Também foi utilizada a plataforma do Google Firebase para armazenamento de dados, hosting e deploy da plataforma. Do ponto de vista da qualidade do código produzido, foram realizadas inspeções de código por meio de tarefas de revisão de código, testes unitários e alguns testes de usabilidade. Para organização do trabalho da equipe, as tarefas foram registradas através de cartões na ferramenta Trello, organizados em Sprints de 1 a 2 semanas, segundo a metodologia Scrum. O GitHub foi utilizado para fazer controle de versões de código e controle de mudanças decorrentes dos problemas reportados a partir dos testes, e também o deploy automático da aplicação para o Firebase. Para verificar e validar a plataforma como um todo, serão realizados testes de aplicação com usuários reais que estejam cursando a disciplina Práticas de Ensino em Genética e Biologia Molecular do curso de Ciências Biológicas do campus de Florestal. Essa aplicação também será útil para se avaliar o potencial da plataforma como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências Biológicas.
Palavras-chave Laboratório Virtual de Aprendizagem, interação professor-aluno, práticas simuladas
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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