“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17436

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gustavo Campolina Costa
Orientador POLIANA FLAVIA MAIA
Título O uso de atividades de modelagem para o desenvolvimento de conhecimentos de natureza da Ciência
Resumo Recentemente, muitos estudos na área de Educação em Ciências têm apontado concepções alternativas relacionadas à natureza do conhecimento científico, visões essas que enxergam a Ciência como um trabalho empírico-indutivista, acumulativo, infalível e ahistórico. Ainda, tais concepções têm grande influência na maneira como as pessoas validam e comunicam os produtos da Ciência, dando espaço para informações falsas e/ou enganosas serem divulgadas e repassadas à sociedade por pessoas que não deveriam falar pela Ciência. Nesse contexto, pesquisas apontam a necessidade de uma educação científica mais ampla, aplicando situações de ensino que beneficiem o entendimento de e sobre Ciência, isto é, o conhecimento sobre a natureza da Ciência, uma área do conhecimento que combina aspectos de vários estudos sociais da Ciência, incluindo História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Tendo em vista a importância da introdução desses aspectos de natureza da Ciência e a falta de caracterização de cada um deles, pesquisadores da UFMG desenvolveram uma ferramenta teórica que pode ser utilizada por professores no planejamento de situações de ensino mais autênticas, visando o desenvolvimento e caracterização de tais aspectos, o Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências (MoCEC). Uma abordagem que tem apresentado grande potencial para o desenvolvimento de conhecimentos de natureza da Ciência é a modelagem por favorecer um ensino mais autêntico e contribuir para o desenvolvimento de capacidades do estudante de enfatizar os caminhos e processos da Ciência. Isso se deve à importância dos modelos para a área, que são os principais produtos e ferramentas da Ciência. Além disso, o envolvimento dos estudantes no processo de modelagem ajuda a romper com muitos dos paradigmas pré-estabelecidos sobre a Ciência destacados anteriormente. Entretanto, poucos são os estudos sobre a contribuição do processo de modelagem no desenvolvimento de aspectos de natureza da Ciência pelos estudantes. A partir desta reflexão, este trabalho teve como intuito revisitar conteúdos de modelagem para o ensino de Ciências e propor novas abordagens e orientações para docentes com a inclusão de aspectos de natureza da Ciência e contextos sócio-tecnológicos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes. Esse trabalho ainda está em desenvolvimento, tendo sido desenvolvidos estudos da literatura sobre natureza da Ciência e modelagem e, no momento, uma proposta de ensino com foco nessas abordagens encontra-se em desenvolvimento. A proposta de ensino será desenvolvida e aplicada em turma da educação básica para que os dados produzidos possam subsidiar a orientação de propostas de ensino com abordagem semelhante.
Palavras-chave Natureza da Ciência, Modelagem, Modelos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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