Resumo |
Inspiração: para muitos, é o que basta para produzir um bom texto. Além disso, por vezes, a atividade de escrita é concebida como um produto acabado, em que o aluno entrega sua redação e a recebe de volta “recheada”, quase sempre, de punições, relacionadas, sobremaneira, a erros gramaticais e de superfície do texto. Embora, infelizmente, essas visões ainda sobrevivam em muitas salas de aula, sabe-se que a prática de produção textual é concebida, hoje, como um processo, em que devem ser observadas etapas como o planejamento, a textualização, a revisão e a reescrita. A revisão de texto no contexto escolar é essencial, uma vez que, entre outros aspectos, objetiva o levantamento de questões que devem (ou deveriam) levar o aluno à reflexão sobre o seu próprio escrito e, por consequência, à melhoria da sua escrita. Se bem orientados, para lerem/revisarem além dos aspectos superficiais do texto, considerando aspectos como o contexto sociocomunicativo e as características do gênero textual em análise, entre outros, os leitores/revisores poderão, por meio da experimentação da linguagem, contribuir para o processo e para consigo mesmos. Cientes da importância da inclusão dessa parte do processo de escrita às atividades de produção textual dos alunos é que se propôs esta pesquisa, a qual possui como objetivo geral investigar a concepção e a prática de alunos do 2º ano do Ensino Médio Ensino Médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal acerca da revisão textual. Para tal investigação, foi aplicado questionário elaborado pelo aluno-bolsista e pela professora orientadora, e aplicado via Google Forms, em que se procurou captar a concepção dos discentes, participantes da pesquisa, acerca da revisão textual. Além desse conceito, procurou-se identificar se os alunos incluem essa etapa no processo de escrita, em que ocasiões a realizam entre outras questões pertinentes ao objeto da pesquisa. Também, no mesmo questionário, os alunos foram indagados se procederiam ou não à revisão textual de três exemplares de texto, de gêneros textuais diferentes, a fim de averiguar se a prática condiz com a concepção, ou seja, procurou-se identificar se os conceitos citados sobre o que é revisão de textos são, de fato, aplicados, quando essa tarefa é solicitada e se reconhecem o gênero textual e a situação comunicativa como balizadores de possíveis intervenções textuais. No momento, estão sendo realizadas as análises quantitativas dos dados, as quais serão importantes para prosseguirmos com a análise qualitativa da amostra. Embora os dados estejam sendo ainda analisados, já foi possível perceber uma tendência de se referir à revisão textual como eliminação de “erros”. |