ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Engenharia elétrica |
Setor |
Departamento de Engenharia Elétrica |
Bolsa |
FAPEMIG |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
FAPEMIG |
Primeiro autor |
Diego Abraham Apaza Laura |
Orientador |
RODOLPHO VILELA ALVES NEVES |
Outros membros |
JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR, Márcio Von Rondow Campos |
Título |
Algoritmo de controle preditivo inteligente em sistemas de armazenamento de energia para veículos híbridos de baixa cilindrada |
Resumo |
Veículos híbridos têm tornado o setor automobilístico menos poluente ao meio ambiente. Entretanto, os sistemas de armazenamento dos veículos de baixa cilindrada ainda não estão operando com eficiência otimizada no gerenciamento da energia. O objetivo deste projeto é desenvolver um algoritmo de controle inteligente aplicado a sistemas de armazenamento de energia para veículos híbridos. Este algoritmo de controle deve gerenciar a energia de baterias e de banco de ultracapacitores de forma a garantir que as baterias consigam suprir a demanda de energia no regime permanente e os ultracapacitores a demanda transitória de carga como a da frenagem regenerativa, eles devem também atuar em conjunto com motores movido a etanol. Para o estudo da estratégia de controle em sistema de armazenamento de energia será utilizada a modelagem em espaços de estados linearizado de conversores estáticos, modelos de tração elétrica, dinâmica veicular, motor a combustão, baterias e ultracapacitores, a fim de tornar o sistema mais adaptável para a aplicação do algoritmo de controle inteligente. Dessa forma, espera-se que haja uma melhoria na densidade energética dos armazenadores e na vida útil dos componentes, considerando estes efeitos na avaliação econômica do projeto final. Os resultados da estratégia implementada nesse trabalho, obtidos por meio de simulações, respondem no primeiro lugar a testes de desempenho do controlador proposto para diferentes entradas de controle ou perfis de referência, obtendo uma resposta aceitável do controlador. Em segundo lugar apresenta-se os resultados da estratégia proposta para o gerenciamento de energia do sistema híbrido com a aplicação de diferentes perfis de carregamento do sistema. Ademais, os resultados são comparados com os de outras estratégias típicas obtidas da literatura. Por fim, levando em consideração os resultados obtidos do desempenho da estratégia, torna-se possível verificar a importância do gerenciamento adequado de energia em veículos híbridos, não apenas para evitar reduzir a vida útil dos componentes se não também otimizar a projeção de estruturas de sistemas para veículos híbridos. |
Palavras-chave |
Sistema de armazenamento de energia, Veículos híbridos, Ultracapacitores. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |