Resumo |
Interagir com a natureza é muito importante para o desenvolvimento infantil. Possibilitar essa interação de forma lúdica e pedagógica é essencial para tornar o cuidado com as plantas, animais e pessoas, uma atividade emancipadora para as crianças, criando vínculos afetivos permanentes entre as partes. O presente projeto tem por objetivo geral fortalecer e ampliar a experiência de educação ambiental e práticas agroecológicas nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano da UFV (LDI/LDH), especialmente no que se refere à percepção ambiental e a reutilização de resíduos orgânicos. Neste contexto, a construção de uma horta agroecológica veio para concluir o ciclo da compostagem, realizada nos Laboratórios desde 2018. A utilização de todas as cascas dos lanches, e transformação em substrato para plantio é a ressignificação do que antes era lixo e hoje será parte do adubo para os canteiros. Até o momento foram realizadas as seguintes atividades: encontros semanais com as crianças, os quais são divididos em dois momentos - uma roda de conversa com as crianças para abordar a atividade que será executada no dia; e o momento prático de construção da horta; definição pelas crianças dos alimentos que serão plantados; definição da área da horta e marcação da mesma com bambu e barbante; retirada da grama do local dos canteiros; descompactação do horizonte superficial e uma primeira adubação orgânica e mineral (esterco de frango curtido e calcário dolomítico); cercamento das bordas dos canteiros com casqueiro de pinus e estacas de eucalipto. Para além das atividades citadas, a demanda para se plantar em uma mesma área a mexerica, banana, tomate e outras verduras, frutas e legumes, trouxe os Sistemas Agroflorestais(SAF) como solução e como resultado parcial deste projeto, possibilitando uma visita técnica junto com as crianças ao Sítio Varsana para aprofundar os conhecimentos sobre este tipo de plantio. Ainda está previsto a cobertura, adubação final e plantio das mudas a ser realizada em mutirão juntamente às crianças e suas famílias. Os resultados alcançados até o momento são: compostagem dos resíduos orgânicos no LDH; construção de uma horta agroecológica juntos às crianças e famílias; práticas agroecológicas e de educação ambiental sendo construídas e desenvolvidas com as crianças; promoção da alimentação saudável. Concluímos que a construção da horta agroflorestal no LDH tem provocado o entusiasmo nas relações com a Natureza por meio do experimentar e do sentir. Além disso une duas forças enormes para a revolução do sistema de produção de alimentos: os Sistemas Agroflorestais, que simulam a regeneração de uma floresta com espécies de interesse, sejam elas culturas agrícolas ou florestais; e as crianças, que são o presente e o futuro da espécie humana. Portanto, engajá-las desde o início nos SAF's é uma aposta para um mundo melhor. |