“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17414

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agronomia
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Pedro Affonso Cardoso Moretzsohn
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Título Práticas agroecológicas no Laboratório de Desenvolvimento Humano: horta agroflorestal como instrumento lúdico-pedagógico para a educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória
Resumo Interagir com a natureza é muito importante para o desenvolvimento infantil. Possibilitar essa interação de forma lúdica e pedagógica é essencial para tornar o cuidado com as plantas, animais e pessoas, uma atividade emancipadora para as crianças, criando vínculos afetivos permanentes entre as partes. O presente projeto tem por objetivo geral fortalecer e ampliar a experiência de educação ambiental e práticas agroecológicas nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano da UFV (LDI/LDH), especialmente no que se refere à percepção ambiental e a reutilização de resíduos orgânicos. Neste contexto, a construção de uma horta agroecológica veio para concluir o ciclo da compostagem, realizada nos Laboratórios desde 2018. A utilização de todas as cascas dos lanches, e transformação em substrato para plantio é a ressignificação do que antes era lixo e hoje será parte do adubo para os canteiros. Até o momento foram realizadas as seguintes atividades: encontros semanais com as crianças, os quais são divididos em dois momentos - uma roda de conversa com as crianças para abordar a atividade que será executada no dia; e o momento prático de construção da horta; definição pelas crianças dos alimentos que serão plantados; definição da área da horta e marcação da mesma com bambu e barbante; retirada da grama do local dos canteiros; descompactação do horizonte superficial e uma primeira adubação orgânica e mineral (esterco de frango curtido e calcário dolomítico); cercamento das bordas dos canteiros com casqueiro de pinus e estacas de eucalipto. Para além das atividades citadas, a demanda para se plantar em uma mesma área a mexerica, banana, tomate e outras verduras, frutas e legumes, trouxe os Sistemas Agroflorestais(SAF) como solução e como resultado parcial deste projeto, possibilitando uma visita técnica junto com as crianças ao Sítio Varsana para aprofundar os conhecimentos sobre este tipo de plantio. Ainda está previsto a cobertura, adubação final e plantio das mudas a ser realizada em mutirão juntamente às crianças e suas famílias. Os resultados alcançados até o momento são: compostagem dos resíduos orgânicos no LDH; construção de uma horta agroecológica juntos às crianças e famílias; práticas agroecológicas e de educação ambiental sendo construídas e desenvolvidas com as crianças; promoção da alimentação saudável. Concluímos que a construção da horta agroflorestal no LDH tem provocado o entusiasmo nas relações com a Natureza por meio do experimentar e do sentir. Além disso une duas forças enormes para a revolução do sistema de produção de alimentos: os Sistemas Agroflorestais, que simulam a regeneração de uma floresta com espécies de interesse, sejam elas culturas agrícolas ou florestais; e as crianças, que são o presente e o futuro da espécie humana. Portanto, engajá-las desde o início nos SAF's é uma aposta para um mundo melhor.
Palavras-chave Agrofloresta, práticas agroecológicas, crianças.
Forma de apresentação..... Painel
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