“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17410

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thayane Lopes de Freitas
Orientador TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título Políticas de atendimento da Educação Infantil no município de Viçosa-MG: resultados parciais
Resumo As legislações educacionais determinam a Educação Infantil (EI) publica, gratuita, laica e de qualidade como direito da criança e dever do Estado. Pesquisas apontam que esse direito tem sido ameaçado por políticas públicas que, por meio de alterações nas legislações oficiais, têm incentivado o fortalecimento das parcerias entre o setor público e o privado para o oferecimento da EI. Esta pesquisa está vinculada à duas etapas anteriores, a 1.ª etapa foi realizada no período de 2019 e a 2.ª em 2020, ambas objetivaram adensar estudos acerca das políticas educacionais nacionais e municipais voltadas à EI do município de Viçosa-MG. Nesta 3ª etapa, objetiva estudar as políticas de atendimento da EI da cidade, a partir da análise das matrículas, do período de 2014 a 2019. É de abordagem qualitativa e quantitativa, para sua realização fizemos uma revisão de literatura, um levantamento documental e uma análise dos dados das matrículas. Para tanto, inicialmente, adotamos como procedimento a revisão de literatura a partir do sítio da Scientific Electronic Library Online – Scielo e da consulta a plataforma do Google acadêmico por meio dos descritores: Educação Infantil-Privatização, Educação Infantil-Oferta educacional, Educação Infantil-Direito, Educação Infantil-Parceria. Em seguida, realizamos um levantamento documental no sítio do governo federal, em que mapeamos as principais legislações educacionais voltada para a EI. Posteriormente, na análise dos dados das matrículas foram utilizados os acervos digitais do governo federal e do site da Universidade Federal do Paraná, por meio do laboratório de dados educacionais e nos acervos da Secretaria Municipal de Educação da cidade, tendo como referência os mesmos descritores, citados anteriormente. Os resultados parciais mostram que o atendimento à Educação Infantil se estabelece por meio de duas formas de oferta: público e privado. Os dados levantados indicam que o número de estabelecimentos entre 2014 a 2019 é predominantemente maior na rede privada, há 14 estabelecimentos públicos, enquanto no ensino privado há 29 instituições escolares. Em 2016 o indicativo é semelhante, há 16 estabelecimentos públicos e 31 ambientes privados. Essa discrepância também é presente nas matrículas das crianças na creche entre 2014 e 2019. Verificamos, até o momento, que o ano de 2018 é o que mais recebeu o atendimento de crianças na pré-escola, com a quantidade de 1.710 crianças matriculadas. Com base nesses dados, provisoriamente, concluímos que as matrículas das crianças de 0 a 3 anos de idade estão prioritariamente vinculadas à rede privada, consequentemente a pesquisa constata a desregulamentação dos direitos de todas as crianças à EI pública, laica e de qualidade, principalmente as menores (creche).
Palavras-chave Educação Infantil, Oferta educacional, Viçosa
Forma de apresentação..... Vídeo
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