Resumo |
INTRODUÇÃO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete as funções cognitivas, comportamentais, sociais e acadêmicas devido a sintomas de agitação, desatenção e/ou impulsividade. Tal condição apresenta alta prevalência durante a infância e a adolescência, podendo persistir até a fase adulta, causando prejuízos para o indivíduo. Fatores ambientais podem estar relacionados com a piora desses prejuízos, sendo um deles a exposição prolongada a telas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o tempo de tela de crianças entre 6 e 17 anos não exceda 2 horas, considerando como tempo de tela o tempo total de exposição a telas de eletrônicos. OBJETIVO: Quantificar o tempo de uso de telas em crianças com TDAH ao início do acompanhamento multiprofissional. METODOLOGIA: A pesquisa em questão foi aprovada pelo Comitê de Ética (número 4.364.744). O estudo foi realizado na Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES/UFV) em Viçosa/MG. Foram incluídas crianças de 6 a 14 anos com critérios diagnósticos de TDAH e que nunca realizaram tratamento medicamentoso. Para a obtenção dos dados de interesse deste estudo, foi elaborado um questionário padronizado a ser respondido pelos responsáveis das crianças no atendimento inicial. O questionário inclui três perguntas dicotômicas (sim ou não) sobre o uso de três tipos de telas: televisão, videogame e computador (incluindo tablet e celular). Além disso, há também três perguntas para quantificar o tempo de uso aproximado desses elementos isoladamente. RESULTADOS: Das 91 crianças avaliadas até o momento, apenas 1 (1,1%) não fazia uso desses eletrônicos no período anterior ao início do acompanhamento, sendo que 75 (82,4%) assistiam à televisão todos os dias, 21 (23,1%) jogavam vídeo game, 62 (68,1%) usavam computador ou celular/tablet. 8 (8,8%) responsáveis não souberam precisar o tempo de uso de eletrônicos. Entre os que souberam estimar, a média de tempo de tela total foi de 5 horas e 24 minutos. Entre as que assistiam TV todos os dias, a média diária foi de 3 horas e 42 minutos. Entre as que jogavam vídeo game, a média foi de 1 hora e 30 minutos. Entre as que usavam computador ou celular/tablet, a média foi de 2 horas e 54 minutos. CONCLUSÕES: Os dados obtidos até o momento mostram que, entre as crianças que iniciaram o acompanhamento para TDAH, o tempo de uso de telas excede ao recomendado pela OMS para a faixa etária. O tempo excessivo de telas aumenta os riscos de sedentarismo, problemas de saúde mental como irritabilidade, ansiedade e depressão, transtornos posturais, entre outros. |