Resumo |
Este trabalho foi construído como uma parte do encaminhamento do projeto de pesquisa “O português como língua de herança e de acolhimento para crianças e jovens brasileiros e estrangeiros fora de suas culturas de origem”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto está ancorado em estudos da Linguística Aplicada sobre o ensino de português como língua estrangeira, língua de herança e de acolhimento, bem como as políticas linguísticas familiares. Tendo em vista o aumento de imigrantes com famílias no país e o reflexo disso no sistema escolar, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento feito sobre pesquisas desenvolvidas em torno do ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças e jovens, no Brasil. Os objetivos específicos são: (i) quantificar o número de trabalhados produzidos; (ii) identificar o gênero acadêmico predominante das produções e (iii) verificar a origem das produções sobre o tema. Foram priorizadas buscas em torno dos gêneros artigo científico, dissertação e tese, a partir dos pressupostos metodológicos da pesquisa bibliográfica. A busca nos revelou sobre contextos escolares de acolhimento específicos envolvendo o processo de aprendizagem do idioma português, de crianças migrantes. Esta é uma pesquisa está em andamento, portanto, os resultados parciais das buscas se apresentam de forma parcial, demonstrando que (i) as principais produções a respeito deste tema datam do período entre 2018 e 2021, sendo 2019 o ano em que foi registrado o maior número delas; (ii) há uma predominância de dissertações de mestrado e artigos científicos, concentrando-se o maior número em dissertações; (iii) são provenientes de instituições da região sul do Brasil e do estado de São Paulo, destacando-se a região Sul e (iv) a temática dessas pesquisas é o ensino de Português como Língua de Acolhimento, denominada de PLAc, direcionado, principalmente, para crianças e jovens venezuelanos, haitianos e bolivianos. Trata-se da primeira etapa da pesquisa que tem prazo de 36 meses para conclusão. Este levantamento nos conduzirá para as próximas etapas, em que pesquisaremos sobre as escolas mineiras que têm crianças migrantes matriculadas e como o projeto poderá apoiar as ações de ensino do português como língua não materna. |