“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17396

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Taylla Cristina de Paula Silva
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Gislaine de Freitas Silva
Título Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de matemática com tecnologias digitais
Resumo O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar de que modo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Viçosa-MG, produzem conhecimentos matemáticos e, também, relativos à prática docente a partir de uma ação formativa permeada por tecnologias digitais. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: uma ação formativa aos docentes sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como rodas de conversa com esses profissionais para levantarmos aspectos que se mostrem relevantes aos nossos objetivos, vividos durante a experiência formativa em questão. Até o presente momento já realizamos um levantamento bibliográfico no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em outras fontes complementares sobre formação de professores e tecnologias digitais. Os resultados da análise bibliográfica ressaltam a importância de o professorado ter uma base de formação inicial de qualidade e a necessidade de aperfeiçoamento tanto nas questões relacionadas ao ensino da matemática quanto nas questões sobre as Tecnologias Digitais, tendo em vista que os professores formados no curso de Pedagogia tendem a sentir desafiados durante os processos de ensino de alguns conteúdos matemáticos. E no que tange à relação com as Tecnologias Digitais, as pesquisas apontam que alguns docentes sentem-se inseguros com o uso desses recursos em sala de aula, embora sejam usuários ativos dos mesmos fora do contexto escolar. Os trabalhos ressaltam, ainda, que o uso dessas tecnologias pode ser uma das maneiras pelas quais o estudante tem a possibilidade de criar um maior envolvimento com os conteúdos e permitindo dar significado e (re)significar conceitos matemáticos. Outra questão constatada é a situação em que quando transferimos o ambiente da sala de aula do presencial para o online há modificações na produção do conhecimento matemático. Por fim, ressaltamos que o investimento ainda tímido desse tema de pesquisa pode interferir na divulgação científica sobre práticas bem sucedidas nessa área para a formação dos professores que atuam nos anos iniciais, bem como na viabilidade de um repensar a maneira como se trabalha as metodologias de ensino na formação docente. O cotidiano está vigorosamente matematizado e para entendê-lo necessita-se de ter competência da linguagem matemática. Destarte, capacitar os discentes para agirem nesse cotidiano tecnológico e matematizado é, também, papel da instituição escolar desse tempo.
Palavras-chave Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Formação Docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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