“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17388

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas Coelho da Silva
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título História da Matemática: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci de Leonardo Fibonacci
Resumo Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo geral da pesquisa é analisar as potencialidades pedagódicas da história da matemática, a partir da fonte primária Liber Abaci (1202) de Leonardo Fibonacci, através da organização das Unidades Básicas de Problematização (UBPs) para estudantes do Ensino Médio. Como embasamento teórico, este estudo utiliza a Enculturação Matemática proposta por Bishop (1991, 1999) compreendida como o processo de apropriação pelos alunos dos objetos matemáticos construídos ao longo da história humana. Além disso, fundamentamos este trabalho em teóricos que argumentam sobre as potencialidades da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem, como Brozelli (1991), Miguel (1997), D’Ambrósio (2009), Chaquiam (2007) e, também, Miguel e Mendes (2010) para o recurso metodológico Unidades Básicas de Problematização (UBPs). A partir de um convite roteirizado de investigações em direção à problematização, as UBPs são um recorte discursivo que retrata uma prática sociocultural localizada em um determinado campo da atividade humana e, direcionam, a exploração das práticas sociais em um sentido globalizante e integrado. As oficinas pedagógicas serão aplicadas no terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual do município de Viçosa, MG. Além do objetivo geral, as oficinas buscam valorizar e utilizar os conhecimentos matemáticos historicamente construídos para a compreensão da realidade sociocultural e a leitura crítica do mundo. Para isso, o trabalho será organizado em quatro momentos: (i) apresentação do documentário "A História do Número 1"; (ii) UBP: Conhecendo Fibonacci e a sua importância para a época e dias atuais; (iii) apresentação do livro Liber Abaci e o problema dos coelhos e, (iv) apresentação da constante número de ouro, criação do retângulo de Fibonacci e sua relação com a constante e concurso de fotos utilizando a composição de Fibonacci. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo e exploratório e a coleta de dados se dará por observação, trabalhos realizados pelos participantes e respostas abertas a questionários e entrevistas semiestruturadas. Como resultado esperado, pretendemos desenvolver a concepção epistemológica da Matemática como atividade/criação humana e desenvolver o senso crítico e problematizador dos alunos. Além disso, promover a integração da Matemática com os outros campos de conhecimento.
Palavras-chave Enculturação de Matemática, Unidades Básicas de Problematização, Práticas socioculturais
Forma de apresentação..... Vídeo
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