Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais orientam para a formação de profissionais com perfil crítico e reflexivo e com capacidade para trabalhar em equipes. Público alvo: estudantes de graduação da área da saúde da Universidade Federal de Viçosa, que cursaram a disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde, durante o Período Remoto (2021). Justificativa: no contexto da aprendizagem ativa e participativa o Web-Portfólio Reflexivo surge como método de caráter inovador, crítico e tecnológico, onde o estudante é protagonista na construção do conhecimento. Por isso, identificar como e o que estes estudantes aprendem e as competências que adquirem durante o processo de construção do WPR, é fundamental. Objetivos: analisar os núcleos de sentidos gerados na construção do Web-Portfólio Reflexivo, em turmas numerosas. Metodologia: pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de grupos focais. Os WPR foram construídos coletivamente por oito grupos de um total de 48 estudantes. O roteiro do grupo focal foi composto por 5 questões abertas visando avaliar: o comprometimento e engajamento dos estudantes, a aprendizagem colaborativa, a capacidade de pesquisar em fontes fidedignas e o exercício da autonomia. Resultados: os resultados desta pesquisa, apontam para o aprimoramento das competências cognitivas e metacognitivas, demonstrando que o WPR se desenhou dentro da capacidade singular de ensino-aprendizagem e avaliação dinâmica. Assim, tem-se as respostas com maior frequência diante das questões: “Você se sentiu comprometido(a) e engajado(a) com o processo de construção do Web-Portfólio Reflexivo? Dê exemplos.” - 14 respostas com “pesquisa em fontes fidedignas”; “De que forma o Web-Portfólio Reflexivo incentivou a aprendizagem colaborativa (trabalho em equipe)?” - 25 respostas com “discussão e troca de ideias”; “O que você aprendeu com o Web-Portfólio Reflexivo em relação a capacidade de pesquisar em fontes adequadas e fidedignas?” - 22 respostas com “desenvolvimento de autonomia”; “Como o Web-Portfólio Reflexivo contribuiu para o exercício da sua autonomia, corresponsabilidade, autoavaliação e autorregulação?” - 24 respostas com “comprometimento com o trabalho em equipe”; “Na sua opinião, como o feedback e a avaliação formativa, durante o processo de construção do Web-Portfólio Reflexivo contribuiu para a sua aprendizagem?” - 32 respostas com “identificação dos erros e fragilidades para correção”. Conclusão: dada a importância de se implementar metodologias ativas, ainda mais no contexto do ensino remoto, criação e implantação do Web-Portfólio Reflexivo propiciou o exercício de atributos pessoais e coletivos. No atual cenário de crise sanitária, problematizar e defender o Sistema Único de Saúde torna-se essencial para a formação de futuros profissionais de saúde. |