“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17383

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lara Camargo de Oliveira
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Alexsandra de Ávila Durães Jannotti Fontes, Bruna Oliveira Viana, Maria Luiza de Souza Ferreira
Título Aprendizado ativo, engajado e por investigação em fontes fidedignas no ensino remoto: em pauta o Web-Portfólio Reflexivo
Resumo Descrição do tema central do trabalho: No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais orientam para a formação de profissionais com perfil crítico e reflexivo e com capacidade para trabalhar em equipes. Público alvo: estudantes de graduação da área da saúde da Universidade Federal de Viçosa, que cursaram a disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde, durante o Período Remoto (2021). Justificativa: no contexto da aprendizagem ativa e participativa o Web-Portfólio Reflexivo surge como método de caráter inovador, crítico e tecnológico, onde o estudante é protagonista na construção do conhecimento. Por isso, identificar como e o que estes estudantes aprendem e as competências que adquirem durante o processo de construção do WPR, é fundamental. Objetivos: analisar os núcleos de sentidos gerados na construção do Web-Portfólio Reflexivo, em turmas numerosas. Metodologia: pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de grupos focais. Os WPR foram construídos coletivamente por oito grupos de um total de 48 estudantes. O roteiro do grupo focal foi composto por 5 questões abertas visando avaliar: o comprometimento e engajamento dos estudantes, a aprendizagem colaborativa, a capacidade de pesquisar em fontes fidedignas e o exercício da autonomia. Resultados: os resultados desta pesquisa, apontam para o aprimoramento das competências cognitivas e metacognitivas, demonstrando que o WPR se desenhou dentro da capacidade singular de ensino-aprendizagem e avaliação dinâmica. Assim, tem-se as respostas com maior frequência diante das questões: “Você se sentiu comprometido(a) e engajado(a) com o processo de construção do Web-Portfólio Reflexivo? Dê exemplos.” - 14 respostas com “pesquisa em fontes fidedignas”; “De que forma o Web-Portfólio Reflexivo incentivou a aprendizagem colaborativa (trabalho em equipe)?” - 25 respostas com “discussão e troca de ideias”; “O que você aprendeu com o Web-Portfólio Reflexivo em relação a capacidade de pesquisar em fontes adequadas e fidedignas?” - 22 respostas com “desenvolvimento de autonomia”; “Como o Web-Portfólio Reflexivo contribuiu para o exercício da sua autonomia, corresponsabilidade, autoavaliação e autorregulação?” - 24 respostas com “comprometimento com o trabalho em equipe”; “Na sua opinião, como o feedback e a avaliação formativa, durante o processo de construção do Web-Portfólio Reflexivo contribuiu para a sua aprendizagem?” - 32 respostas com “identificação dos erros e fragilidades para correção”. Conclusão: dada a importância de se implementar metodologias ativas, ainda mais no contexto do ensino remoto, criação e implantação do Web-Portfólio Reflexivo propiciou o exercício de atributos pessoais e coletivos. No atual cenário de crise sanitária, problematizar e defender o Sistema Único de Saúde torna-se essencial para a formação de futuros profissionais de saúde.
Palavras-chave Web-Portfólio Reflexivo, Aprendizagem colaborativa, Autonomia
Forma de apresentação..... Vídeo
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