“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17378

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Erian Alírio de Oliveira Alves
Orientador HELDER CANTO RESENDE
Outros membros Caio Augusto Moreira Campos, DANIEL MENDES BARBOSA, Gabriel Moisés Monteiro Bonfim, GLAUCIA BRAGA E SILVA
Título UFV Virtual Labs – módulo simulações: ambientes virtuais para o ensino de Ciências Biológicas e suas tecnologias
Resumo As tecnologias digitais da informação e comunicação - TDICs tornam mais dinâmico o processo de ensino e aprendizagem. No contexto do isolamento sanitário imposto pela pandemia da Covid-19, as TDICs foram essenciais para a adaptação na realidade do ensino remoto. O potencial dessas tecnologias, principalmente aquelas que facilitam as práticas de ciências experimentais, não se limitam a um recurso auxiliar para situações extraordinárias, mas podem ser empregadas visando a qualidade do ensino de modo geral. Dentre as TDICs, as simulações computacionais de práticas laboratoriais apresentam potencial pedagógico, com características lúdicas e desafiadoras que engajam os estudantes. Além disso, o contexto para sua aplicação é bem amplo, visto que muitas instituições de ensino carecem dos equipamentos de alto custo necessários para execução de experimentos científicos. Este trabalho teve por objetivo desenvolver práticas experimentais em um ambiente computacional colaborativo e supervisionado - UFV Virtual Labs, tendo por público alvo graduandos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. Pretendeu-se apresentar soluções tecnológicas para o ensino e prática de ciências, de acesso gratuito, com simulações 3D realistas e investigativas, tanto para o ensino remoto como auxiliar no ensino presencial mediado por TDICs. Para o desenvolvimento das simulações, foram utilizadas as ferramentas: plataforma de desenvolvimento de jogos Unity3D; linguagem de programação C#; e linguagem de modelagem de classes UML. Foi estabelecido uma sequência de passos para as tarefas a serem executadas no processo metodológico. Tais passos consistiram no levantamento de requisitos de cada prática; a seleção e codificação dos elementos gráficos necessários, junto com a implementação das regras de cada prática. O UFV Virtual Labs conta com seis simulações de práticas, sendo: duas focadas na ambientação e treinamento do usuário com a plataforma e quatro destinadas a práticas experimentais em Genética e Biologia Molecular. Foi implementada uma mecânica para registrar as etapas de erros na realização de uma simulação. Para disponibilizar tais informações, conectou-se as práticas a um banco de dados, no qual um sistema à parte, colaborativo e supervisionado, recupera e analisa os dados coletados. Este mecanismo permitirá aos futuros usuários professores acompanharem as dificuldades enfrentadas pelos usuários estudantes. Ao final deste ciclo de desenvolvimento as simulações foram integradas ao ambiente web. Desta forma, o UFV Virtual Labs tornou-se um AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, com recursos pedagógicos e práticas simuladas e supervisionadas. As perspectivas futuras são de disponibilização do AVA para usuários teste para verificar a aplicabilidade do sistema com estudantes e professores e o desenvolvimento de novas práticas simuladas nas diversas áreas das ciências da natureza e suas tecnologias.
Palavras-chave TDICs, Laboratório virtual, Unity3D
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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