Resumo |
A busca pelo atendimento a mercados e consumidores cada vez mais exigentes, tem impulsionado inúmeras organizações a estruturarem seus processos produtivos e práticas de gestão, para angariar oportunidades para além das convencionais. O surgimento de selos de certificação, que atestam procedimentos, práticas e em alguns casos, asseguram parâmetros específicos de qualidade, tem contribuído para a organização desses empreendimentos e consequentemente para suas respectivas melhorias de performance. Dentre os inúmeros selos existentes, o selo Fairtrade (comércio justo) destaca-se como uma opção para os produtores familiares do Brasil que fazem parte de uma cooperativa ou associação. A certificação Fairtrade surge como uma alternativa de mercado diferente da convencional que atesta que todos os produtos certificados por ela foram produzidos com base nos princípios do comércio justo, sendo esses pautados por aspectos sociais, econômicos e ambientais. Atualmente existem poucas bases com dados compilados sobre o comércio justo no Brasil, o que dificulta o desenvolvimento de pesquisas e consequentemente uma maior disseminação do movimento no país.Sendo assim,o objetivo desse estudo é apresentar um sistema de informações com dados das associações e cooperativas certificadas pelo Fairtrade no Brasil, visando acompanhar, estruturar e sistematizar informações sobre as ações desenvolvidas e o impacto nas condições socioeconômicas locais. Como principais resultados foi desenvolvido um banco de dados utilizando a plataforma Google Data Studio, a partir de dados da Flo-Cert (Certificadora do Fairtrade) e dados sobre Declaração de Aptidão ao PRONAF, presentes na base do MDA. O banco de dados segue as diretrizes de Business Intelligence, permitindo que o usuário manipule os dados que tem interesse.Nomeado como Sistema de Informações sobre o Comércio Justo Brasileiro – SisFair, o banco de dados traz informações diversas a respeito do cenário da produção certificada por estado, categorias de produtos, número de cooperativas, associações e empresas certificadas, categoria dos produtores, entre outras informações. Essas informações têm potencial para servir de base para pesquisas acadêmicas sobre o comércio justo além de apresentarem um retrato do movimento no Brasil. Conclui-se que o SisFair é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto para auxílio aos empreendimentos, para a construção de novas pesquisas científicas, quanto para a formulação de políticas públicas para o setor, que apresenta muito potencial de crescimento no país. |