Resumo |
O presente trabalho tem como finalidade expor reflexões pessoais que foram geradas durante minha participação como residente pedagógica atuando no 6° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Effie Rolfs situada em Viçosa – MG, sendo referentes a uma experiência que ocorreu no mês de outubro de 2021, momento que engloba o terceiro e último módulo do Programa de Residência Pedagógica – PRP, Edital 2020, dentro do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Viçosa – UFV. O Programa de Residência Pedagógica é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tem como principal objetivo a imersão do licenciando na escola de ensino básico, buscando com isso o aperfeiçoamento da formação prática dos estudantes dos cursos de Licenciatura do país, permitindo em percurso o desenvolvimento da relação teoria-prática ao colocá-lo em contato com o ambiente de atuação. Sendo assim, foi produzido um relato como trabalho de conclusão do programa contendo minha experiência, a qual se deu enquanto estava sendo desenvolvido como atividade do PRP de Geografia da escola, a construção em trio de propostas de avaliações que abordavam os temas contidos no Plano de Estudo Tutorado – PET, materiais desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais utilizados para estudo na educação básica durante o período de quarentena causado pelo vírus SARS CoV2, trabalhadas no último bimestre escolar. Assim, segundo o tema “Tecnologias Digitais e Cartografia” atribuído a meu trio, fizemos uma atividade dividida em duas partes: a criação de um jogo interativo no formato de Quiz para revisão da matéria, e a proposta da avaliação como sendo a construção de um roteiro de viagem contendo elementos como rota, tempo médio de deslocamento, tipos de transportes, pontos turísticos, locais de hospedagens e alimentação. A avaliação deveria ser feita utilizando as ferramentas tecnológicas ensinadas em aula através de um texto escrito que poderia conter outras fontes que auxiliaria na construção e explicação do roteiro, que seria apresentado por meio de uma roda de conversa. Com isso em mente, o relato contém em sua conclusão reflexões levantadas em torno da atividade em questão, a qual me gerou uma experiência significativa ao ter seu desempenho elogiado e que fosse pedido sua aplicação em uma aula futura por conseguir fazer com que os alunos aprendam a aplicar os conhecimentos em sala em seu cotidiano, os ajudando na construção da consciência da espacialidade, que é um dos objetivos do ensino de Geografia nas educação básica. Como consequência, tal experiência causou impactos tanto no âmbito acadêmico como pessoal e profissional na minha jornada como graduanda em Licenciatura em Geografia, me aflorando sentimentos como satisfação com meu progresso de formação e determinação em continuar a aprender a ensinar Geografia, além de me fazer refletir e reforçar que práticas inovadoras são necessárias e bem vindas nesse âmbito profissional. |