“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17376

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Geovana Teixeira Campos
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Carolina Alvarenga de Carvalho, FERNANDO CONDE VEIGA
Título Relato de experiência: Reflexões de uma proposta de avaliação em Cartografia
Resumo O presente trabalho tem como finalidade expor reflexões pessoais que foram geradas durante minha participação como residente pedagógica atuando no 6° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Effie Rolfs situada em Viçosa – MG, sendo referentes a uma experiência que ocorreu no mês de outubro de 2021, momento que engloba o terceiro e último módulo do Programa de Residência Pedagógica – PRP, Edital 2020, dentro do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Viçosa – UFV. O Programa de Residência Pedagógica é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tem como principal objetivo a imersão do licenciando na escola de ensino básico, buscando com isso o aperfeiçoamento da formação prática dos estudantes dos cursos de Licenciatura do país, permitindo em percurso o desenvolvimento da relação teoria-prática ao colocá-lo em contato com o ambiente de atuação. Sendo assim, foi produzido um relato como trabalho de conclusão do programa contendo minha experiência, a qual se deu enquanto estava sendo desenvolvido como atividade do PRP de Geografia da escola, a construção em trio de propostas de avaliações que abordavam os temas contidos no Plano de Estudo Tutorado – PET, materiais desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais utilizados para estudo na educação básica durante o período de quarentena causado pelo vírus SARS CoV2, trabalhadas no último bimestre escolar. Assim, segundo o tema “Tecnologias Digitais e Cartografia” atribuído a meu trio, fizemos uma atividade dividida em duas partes: a criação de um jogo interativo no formato de Quiz para revisão da matéria, e a proposta da avaliação como sendo a construção de um roteiro de viagem contendo elementos como rota, tempo médio de deslocamento, tipos de transportes, pontos turísticos, locais de hospedagens e alimentação. A avaliação deveria ser feita utilizando as ferramentas tecnológicas ensinadas em aula através de um texto escrito que poderia conter outras fontes que auxiliaria na construção e explicação do roteiro, que seria apresentado por meio de uma roda de conversa. Com isso em mente, o relato contém em sua conclusão reflexões levantadas em torno da atividade em questão, a qual me gerou uma experiência significativa ao ter seu desempenho elogiado e que fosse pedido sua aplicação em uma aula futura por conseguir fazer com que os alunos aprendam a aplicar os conhecimentos em sala em seu cotidiano, os ajudando na construção da consciência da espacialidade, que é um dos objetivos do ensino de Geografia nas educação básica. Como consequência, tal experiência causou impactos tanto no âmbito acadêmico como pessoal e profissional na minha jornada como graduanda em Licenciatura em Geografia, me aflorando sentimentos como satisfação com meu progresso de formação e determinação em continuar a aprender a ensinar Geografia, além de me fazer refletir e reforçar que práticas inovadoras são necessárias e bem vindas nesse âmbito profissional.
Palavras-chave Relato de experiência, Programa de Residência Pedagógica, Cartografia
Forma de apresentação..... Vídeo
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