Resumo |
O que o ser humano sente sempre foi considerado inferior com relação ao que ele pensa. Ao longo do tempo, as emoções foram vistas como deturpadoras da razão e que, portanto, levam os homens à ignorância (ARAGÃO, 2007). Porém, atualmente, já se entende a necessidade de se compreender cada vez mais como os sentimentos são construídos e como podem influenciar a vida em sociedade e, até mesmo, a racionalidade humana. Mais especificamente na área da Linguística Aplicada, o estudo das emoções também é algo em recente ascensão. Inclusive, pesquisadores como Barcelos (2015) e Aragão (2007; 2017), por exemplo, buscam analisar as emoções em diversos contextos de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Durante a pandemia, as interações educacionais online foram intensificadas causando impactos diversos no emocional de educadores e educandos. Se os estudos emocionais já se mostravam extremamente pertinentes no contexto pedagógico, no momento pandêmico mostraram-se ainda mais urgentes. Agora, em um contexto que este projeto nomeia de “pós período remoto”, o estudo das emoções também se mostra indispensável, levando em consideração que docentes e discentes tiveram que se isolar do ambiente escolar e agora, é momento de readaptação ao contexto presencial. Por este motivo, tem-se os seguintes objetivos neste trabalho: Identificar as principais emoções de uma professora e de seus estudantes de primeira, segunda e terceira séries do ensino médio que permeiam as aulas de Espanhol em um contexto denominado no presente projeto de “pós ensino remoto”, contrastar as emoções da docente e dos discentes, identificar se as emoções predominantes são positivas ou negativas, reconhecer os impactos emocionais da pandemia no ensino – aprendizagem nesse contexto específico, refletir sobre a importância deste trabalho para futuras experiências de ensino–aprendizagem de línguas estrangeiras, estimular a discussão sobre as emoções entre os professores em formação do curso de Letras da UFV e proporcionar discussões sobre as emoções na escola pública onde se dará a pesquisa. Para isso, a pesquisadora fará uma pesquisa utilizando a autoetnografia e as narrativas como metodologia. Por sua parte, a docente relatará em um diário de campo suas experiências e emoções vividas ao longo de um ano letivo que começou presencialmente em fevereiro de 2022. A proposta metodológica a partir das narrativas será feita para que os discentes possam narrar suas experiências nas aulas de Espanhol no contexto pós ensino remoto. A partir disso, será possível identificar as principais emoções que emergem neste ambiente de ensino-aprendizagem, sendo possível, também, proporcionar maiores discussões sobre essa temática tão relevante para a sociedade atual. |