“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17348

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaiana Oliveira Dias
Orientador JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Título Análise das emoções de uma professora e alunos de Espanhol em um contexto "pós ensino remoto" de um colégio da rede pública brasileira
Resumo O que o ser humano sente sempre foi considerado inferior com relação ao que ele pensa. Ao longo do tempo, as emoções foram vistas como deturpadoras da razão e que, portanto, levam os homens à ignorância (ARAGÃO, 2007). Porém, atualmente, já se entende a necessidade de se compreender cada vez mais como os sentimentos são construídos e como podem influenciar a vida em sociedade e, até mesmo, a racionalidade humana. Mais especificamente na área da Linguística Aplicada, o estudo das emoções também é algo em recente ascensão. Inclusive, pesquisadores como Barcelos (2015) e Aragão (2007; 2017), por exemplo, buscam analisar as emoções em diversos contextos de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Durante a pandemia, as interações educacionais online foram intensificadas causando impactos diversos no emocional de educadores e educandos. Se os estudos emocionais já se mostravam extremamente pertinentes no contexto pedagógico, no momento pandêmico mostraram-se ainda mais urgentes. Agora, em um contexto que este projeto nomeia de “pós período remoto”, o estudo das emoções também se mostra indispensável, levando em consideração que docentes e discentes tiveram que se isolar do ambiente escolar e agora, é momento de readaptação ao contexto presencial. Por este motivo, tem-se os seguintes objetivos neste trabalho: Identificar as principais emoções de uma professora e de seus estudantes de primeira, segunda e terceira séries do ensino médio que permeiam as aulas de Espanhol em um contexto denominado no presente projeto de “pós ensino remoto”, contrastar as emoções da docente e dos discentes, identificar se as emoções predominantes são positivas ou negativas, reconhecer os impactos emocionais da pandemia no ensino – aprendizagem nesse contexto específico, refletir sobre a importância deste trabalho para futuras experiências de ensino–aprendizagem de línguas estrangeiras, estimular a discussão sobre as emoções entre os professores em formação do curso de Letras da UFV e proporcionar discussões sobre as emoções na escola pública onde se dará a pesquisa. Para isso, a pesquisadora fará uma pesquisa utilizando a autoetnografia e as narrativas como metodologia. Por sua parte, a docente relatará em um diário de campo suas experiências e emoções vividas ao longo de um ano letivo que começou presencialmente em fevereiro de 2022. A proposta metodológica a partir das narrativas será feita para que os discentes possam narrar suas experiências nas aulas de Espanhol no contexto pós ensino remoto. A partir disso, será possível identificar as principais emoções que emergem neste ambiente de ensino-aprendizagem, sendo possível, também, proporcionar maiores discussões sobre essa temática tão relevante para a sociedade atual.
Palavras-chave emoções, autoetnografia, narrativas
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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