“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17344

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Jacomo de Paula Tonon
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Outros membros GUILHERME MATEUS BOUSADA, GUSTAVO AMORIM ALVES, JANDERSON BADIM BEPLER, Layssa Aparecida Abrantes
Título Estação de Tratamento de Água da UFV como um espaço não formal de educação e divulgação científica na interação entre as Escolas de Viçosa e a Universidade
Resumo A necessidade de um ensino contextualizado está cada vez mais exigente no cenário educacional brasileiro, de modo que a ciência e a tecnologia se tornam um grande aliado na tarefa de capacitar os jovens para se tornarem cidadãos conscientes e críticos frente a muitas questões sociocientíficas. O método de ensino tradicional se encontra defasado frente ao desafio de instigar os estudantes para o desenvolvimento de habilidades e competências relativas ao pensamento crítico. Com isso, recursos e metodologias alternativas que envolvam uma participação mais ativa dos estudantes são bem vindos. Um desses recursos seria a utilização de espaços não formais que possibilitam a construção de um aprendizado fora dos limites formais da escola, aproximando a experiência de aprendizagem dos problemas reais da vida cotidiana. Nesse sentido, a Estação de Tratamento de Água da UFV (ETA-UFV) demonstra ser um espaço de educação não formal com o potencial para favorecer a construção efetiva do conhecimento científico, proporcionando por meio de visitações momentos de reflexão e discussão de questões sociocientíficas, o que favorece a alfabetização científica, o pensamento crítico e a tomada de decisão, que são algumas das competências destacadas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Assim, o presente trabalho traz a análise das visitas realizadas nos últimos cinco anos na ETA-UFV, por meio do levantamento de como foi realizada essa atividade junto à Educação Básica e Superior, destacando as possíveis contribuições para a formação dos estudantes. A partir dos resultados dessa experiência educativa, serão preparados roteiros e materiais didáticos para serem apresentados aos visitantes, com destaque para o planejamento da estruturação do espaço com vista ao seu reconhecimento como um local de educação não formal que se propõe divulgar questões atuais sobre a água, incentivando o maior envolvimento da população viçosense e da comunidade universitária na gestão das águas da cidade e seu uso racional, como também apresentar os conhecimentos fundamentais relacionados ao seu tratamento. Portanto, concluiu-se, com base no estudo desenvolvido até aqui e nas visitações guiadas já realizadas, que o espaço apresenta grande potencial para contribuir com a educação científica dos jovens, de modo que a ETA-UFV pode ser considerada um espaço de educação não formal pelo importante papel socioambiental e científico que assume na formação dos jovens estudantes.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Estação de Tratamento de Água, Espaços não formais de educação.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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