Resumo |
A necessidade de um ensino contextualizado está cada vez mais exigente no cenário educacional brasileiro, de modo que a ciência e a tecnologia se tornam um grande aliado na tarefa de capacitar os jovens para se tornarem cidadãos conscientes e críticos frente a muitas questões sociocientíficas. O método de ensino tradicional se encontra defasado frente ao desafio de instigar os estudantes para o desenvolvimento de habilidades e competências relativas ao pensamento crítico. Com isso, recursos e metodologias alternativas que envolvam uma participação mais ativa dos estudantes são bem vindos. Um desses recursos seria a utilização de espaços não formais que possibilitam a construção de um aprendizado fora dos limites formais da escola, aproximando a experiência de aprendizagem dos problemas reais da vida cotidiana. Nesse sentido, a Estação de Tratamento de Água da UFV (ETA-UFV) demonstra ser um espaço de educação não formal com o potencial para favorecer a construção efetiva do conhecimento científico, proporcionando por meio de visitações momentos de reflexão e discussão de questões sociocientíficas, o que favorece a alfabetização científica, o pensamento crítico e a tomada de decisão, que são algumas das competências destacadas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Assim, o presente trabalho traz a análise das visitas realizadas nos últimos cinco anos na ETA-UFV, por meio do levantamento de como foi realizada essa atividade junto à Educação Básica e Superior, destacando as possíveis contribuições para a formação dos estudantes. A partir dos resultados dessa experiência educativa, serão preparados roteiros e materiais didáticos para serem apresentados aos visitantes, com destaque para o planejamento da estruturação do espaço com vista ao seu reconhecimento como um local de educação não formal que se propõe divulgar questões atuais sobre a água, incentivando o maior envolvimento da população viçosense e da comunidade universitária na gestão das águas da cidade e seu uso racional, como também apresentar os conhecimentos fundamentais relacionados ao seu tratamento. Portanto, concluiu-se, com base no estudo desenvolvido até aqui e nas visitações guiadas já realizadas, que o espaço apresenta grande potencial para contribuir com a educação científica dos jovens, de modo que a ETA-UFV pode ser considerada um espaço de educação não formal pelo importante papel socioambiental e científico que assume na formação dos jovens estudantes. |