Resumo |
Este texto e uma relato de experiência vivenciado no Residência Pedagógico, um programa gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).A residência está vinculada ao núcleo de geografia da Universidade Federal de Viçosa orientado pelos professores Janete Regina de Oliveira e Fernando Conde, e foi realizada na Escola Estadual Alice Loureiro sob acompanhamento da professor preceptor Joubert Antônio dos Santos nas turmas do 1°, 2° e 3° series do ensino médio. Todo o trabalho foi realizado de forma remota respeitando o distanciamento social definidos pelo ministério da saúde por decorrência da pandemia do Covid-19. Durante o trabalho foi possível observar como estava sendo um processo complicado de adaptação tanto para os professores quanto para os alunos passando por essa nova transição do (Ead) Ensino a Distancia, para o ensino hibrido e como esse acarretar em uma acumulo de trabalhos para os professores que diante dessa nova fase tinha a necessidade de se empenhar para atender aos que voltaram para sala de aula mas em contrapartida dar assistência aos que ainda não tinham retornado, intensificando sua jornada de trabalho. Usando como metodologia a revisão bibliográfica e minha vivencia no programa Residência Pedagógica, busco entender como esse novo ensino sobrecarrega a carga horaria do professor mas ao mesmo tempo impacta o aluno, nessa relação fora do espaço escolar e como essa relação se faz importante durante o ensino aprendizado, levando em consideração a privação do convívio social mas também o acesso as tecnologias necessárias para continuar estudando. Sendo assim e possível perceber que apesar de estarmos em uma era tecnológica nem todos puderam ter acesso aos meios tanto os alunos como os professores, então só reforça o espaço escolar como integrador para o ensino aprendizado, e como esse esta associado as relações sociais e de aprendizado por mais que ainda exista falhas, Sendo ainda visto todos os danos pós pandemia só será realmente contabilizados e analisadas nos próximos anos tanta no questão do aprendizado quanto nas relações de interação social. |