Resumo |
Introdução: Apresentamos, neste texto, os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o estado do conhecimento de produções científicas que buscaram a interface entre Educação Matemática e Arte. Essa pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa, como parte de uma das disciplinas cursadas. Objetivos: A pesquisa teve como objetivo geral buscar, dentro de um recorte temporal, trabalhos que proporcionam o diálogo entre Educação Matemática e Arte. Esse estudo acentua quais são as tendências educacionais que vêm sendo trabalhadas por pesquisadores da área. Além disso, podemos nos apropriar dos dados obtidos para auxiliar a realização de pesquisas futuras, utilizando-o como referencial teórico. Metodologia: Esta pesquisa teve um caráter bibliográfico e visou encontrar pesquisas relacionadas a estudos relativos ao ensino de Matemática e Arte. Almejando uma busca ampla de trabalhos já publicados da temática escolhida. Optamos por fazer um levantamento em várias plataformas de divulgação de trabalhos científicos, de maneira a proporcionar um mapeamento de um número expressivo de trabalhos. Após a escolha das plataformas, propusemos um procedimento metodológico a fim de encontrar os artigos, teses e dissertações publicados nos últimos anos que sejam relevantes e estejam dentro dos critérios considerados por nós necessários para fazer parte da base bibliográfica para um estudo do assunto. A metodologia proposta foi dividida em nove passos para serem aplicados de forma sistemática, buscando uma filtragem efetiva das produções disponíveis. Resultados: Após as buscas nas plataformas digitais, selecionamos 36 trabalhos a partir dos critérios que criamos. Dentre esses trabalhos obtemos dez artigos, seis dissertações, duas teses e dezoito trabalhos publicados em anais de eventos. Após a leitura dos resumos dos trabalhos, pudemos destacar que geometria, padrões geométricos, fractais, arquitetura, representação gráfica, geogebra e pavimentações são termos matemáticos envolvidos com maior frequência nessas pesquisas. Já na área das artes, aparecem termos como visualidades, artes visuais, pintura, imagem, desenho e música. Conclusões: Fazer esta pesquisa de estado do conhecimento foi de extrema importância, pois revelou qual caminho os pesquisadores têm tomado para estabelecer relações entre Arte e Educação Matemática nos últimos dez anos. Notamos a partir dos resultados da pesquisa, quais os principais temas da arte e da matemática que os pesquisadores têm relacionado, possibilitando assim observar as lacunas já preenchidas. Por outro lado, a escassez de temas como dança, teatro, música nas artes assim como álgebra e história da matemática nos salta aos olhos. Percebemos, então, uma oportunidade de estabelecer relações que ainda não foram trabalhadas, possibilitando assim, outras lacunas a serem preenchidas. |