“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17278

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pablo Candido de Paula Guimarães Tureta
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Título Estado do conhecimento em pesquisas que envolvem Educação Matemática e Arte
Resumo Introdução: Apresentamos, neste texto, os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o estado do conhecimento de produções científicas que buscaram a interface entre Educação Matemática e Arte. Essa pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa, como parte de uma das disciplinas cursadas. Objetivos: A pesquisa teve como objetivo geral buscar, dentro de um recorte temporal, trabalhos que proporcionam o diálogo entre Educação Matemática e Arte. Esse estudo acentua quais são as tendências educacionais que vêm sendo trabalhadas por pesquisadores da área. Além disso, podemos nos apropriar dos dados obtidos para auxiliar a realização de pesquisas futuras, utilizando-o como referencial teórico. Metodologia: Esta pesquisa teve um caráter bibliográfico e visou encontrar pesquisas relacionadas a estudos relativos ao ensino de Matemática e Arte. Almejando uma busca ampla de trabalhos já publicados da temática escolhida. Optamos por fazer um levantamento em várias plataformas de divulgação de trabalhos científicos, de maneira a proporcionar um mapeamento de um número expressivo de trabalhos. Após a escolha das plataformas, propusemos um procedimento metodológico a fim de encontrar os artigos, teses e dissertações publicados nos últimos anos que sejam relevantes e estejam dentro dos critérios considerados por nós necessários para fazer parte da base bibliográfica para um estudo do assunto. A metodologia proposta foi dividida em nove passos para serem aplicados de forma sistemática, buscando uma filtragem efetiva das produções disponíveis. Resultados: Após as buscas nas plataformas digitais, selecionamos 36 trabalhos a partir dos critérios que criamos. Dentre esses trabalhos obtemos dez artigos, seis dissertações, duas teses e dezoito trabalhos publicados em anais de eventos. Após a leitura dos resumos dos trabalhos, pudemos destacar que geometria, padrões geométricos, fractais, arquitetura, representação gráfica, geogebra e pavimentações são termos matemáticos envolvidos com maior frequência nessas pesquisas. Já na área das artes, aparecem termos como visualidades, artes visuais, pintura, imagem, desenho e música. Conclusões: Fazer esta pesquisa de estado do conhecimento foi de extrema importância, pois revelou qual caminho os pesquisadores têm tomado para estabelecer relações entre Arte e Educação Matemática nos últimos dez anos. Notamos a partir dos resultados da pesquisa, quais os principais temas da arte e da matemática que os pesquisadores têm relacionado, possibilitando assim observar as lacunas já preenchidas. Por outro lado, a escassez de temas como dança, teatro, música nas artes assim como álgebra e história da matemática nos salta aos olhos. Percebemos, então, uma oportunidade de estabelecer relações que ainda não foram trabalhadas, possibilitando assim, outras lacunas a serem preenchidas.
Palavras-chave Estado do conhecimento, Educação Matemática, Arte.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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