Resumo |
Esta pesquisa busca analisar o processo de internacionalização dos grupos de pesquisas nacionais, compreendendo como se dão as formações das redes em uma cooperação internacional de produção do conhecimento e as estratégias científico-políticas que são utilizadas para essa construção. A internacionalização da pesquisa científica pode ser observada através de alguns indicativos de produção, como a realização de eventos, cursos, projetos e produções de artigos. Esses intercâmbios de conhecimentos são importantes para uma construção de uma ciência mais internacionalizada. Envolvem também aspectos geopolíticos, visto as possibilidades de permitir maior diálogo para a construção científica internacional, considerando-se diferentes fazeres científicos localizados que podem contribuir de forma mais ampla por meio de trocas e aprendizados em diferentes contextos. O CAPES-PrInt é um programa de internacionalização científica que busca contribuir para esse intercâmbio científico nas instituições que está inserido. Através da análise do programa CAPES-PrInt, em busca de compreender sua aplicação na prática e sobre como tem contribuído para a internacionalização da ciência brasileira, essa pesquisa faz uma análise qualitativa por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas com membros do comitê do programa, localizados em diferentes instituições de ensino, assim como os dados de atividades dos programas encontrados através de buscas online. Para isso, consideram-se indicativos de produções científicas, possibilidades de intercâmbios, disciplinas oferecidas, formações que contemplem essa mobilidade internacional das universidades entre discentes e docentes para o exterior, assim como a vinda de discentes e docentes do exterior para as universidades brasileiras. A aplicação do projeto envolve uma complexidade estrutural brasileira, visto que existe um problema quanto ao acesso básico de estudantes às línguas estrangeiras, o que afeta o intercâmbio por ser um fator muitas vezes limitador. Apesar disso, as políticas públicas de internacionalização podem oferecer oportunidades nesse sentido, abrangendo os recursos destinados ao investimento educacional e possibilitando maiores oportunidades de oferecimento de pesquisas ligadas aos projetos de internacionalização. A atuação do CAPES-PrInt em uma universidade já demonstra que aquela instituição atende critérios de um padrão internacional em indicadores de produtividade, dessa forma, a análise dessa pesquisa buscará compreender como tem se dado a aplicação do projeto e quais são os desafios enfrentados no processo de internacionalização nessas instituições. |