“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17253

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Victória Gibrim Teixeira
Orientador ITALO OLIVEIRA FERREIRA
Outros membros Felipe Catão Mesquita Santos, Laura Coelho de Andrade, Lucas Ramos de Aguilar, Mayke Nogueira de Miranda
Título Avaliação dos métodos de posicionamento GNSS em tempo real aplicados aos levantamentos batimétricos monofeixe
Resumo O conhecimento da configuração do relevo submerso é fundamental para diversas áreas, com destaque a obras de engenharia, ao estabelecimento e manutenção de hidrovias, locação de cabos e dutos, prospecção de recursos minerais, monitoramento do assoreamento de reservatórios, além, é claro, para atualização de cartas náuticas e segurança de navegação. Assim, é possível enumerar diversas tarefas nas quais os Levantamentos Hidrográficos (LH) contribuem de forma direta ou indireta na melhoria da infraestrutura nacional. Estes tratam da descrição das características do relevo submerso de corpos hídricos, com os mais diversos fins. Para a realização de um LH necessita-se da utilização de diversos sistemas e sensores, como ecobatímetros, sistemas inerciais e sistemas de posicionamento da embarcação. Estes últimos, essencialmente, são realizados com recurso à geodésia por satélites e, assim, os pontos obtidos são espacializados planimetricamente por meio de métodos diferenciais de posicionamento Global Navigation Satellite System (GNSS), enquanto a profundidade é coletada a partir de métodos geoacústicos. Dessa forma, para o posicionamento da embarcação utiliza-se, essencialmente, métodos de posicionamento diferencial em tempo real. Dentre as técnicas existentes, destacam-se o Real Time Kinematic (RTK), o Networked Transport of RTCM via internet Protocol (NTRIP) e o popularmente chamado de Banda L (correções via satélites geoestacionários). Cada uma dessas metodologias apresenta pontos positivos e negativos, e influenciam diretamente na qualidade final dos produtos e, por isso, deve-se atentar a sua precisão. Isto posto, o trabalho objetivou a avaliação da qualidade posicional das principais técnicas GNSS em tempo real aplicadas aos LH monofeixe, além de identificar o método, dentre os estudados, que apresenta melhor qualidade posicional. As análises foram efetuadas por duas metodologias distintas. A primeira consistiu na geração e comparação dos Modelos Digitais de Profundidade (MDP), confeccionados a partir de dados de levantamentos batimétricos realizados com as diferentes técnicas de posicionamento. A segunda foi realizada a partir do deslocamento da trajetória planejada, com uso de feições lineares, comparando linhas homólogas da amostra de teste e de referência. Os resultados encontrados comprovaram uma diferença significativa entre as metodologias estudadas, e indicaram que o método que apresenta maior confiabilidade, depois do RTK, é o Banda L. Dessa forma, é possível concluir que as análises se mostraram muito úteis e apresentaram resultados satisfatórios. Ressalta-se, entretanto, que elas são válidas para aplicação em outras regiões, com configurações geométricas diferentes, uma vez que este é um fator que pode degradar consideravelmente a qualidade do posicionamento.
Palavras-chave batimetria, geodésia, posicionamento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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