Resumo |
A presente pesquisa está sendo realizada em um contexto pandêmico, onde o novo coronavírus vem afetando mundialmente a vida da população. Em que pese o ano de 2020, usado como recorte para esta pesquisa científica, no âmbito nacional, o governo brasileiro atuou diretamente realizando medidas sanitárias, políticas públicas, modificações legislativas, entre outras ações necessárias e proporcionais ao contexto excepcional vivido. Por este prisma, observa-se o papel fundamental da circulação de notícias, ou melhor, da mídia em geral em meio a proliferação do vírus, no que cabe destacar a atuação do governo em meio às mídias, trazendo informação para a população e divulgando suas políticas de enfrentamento a COVID-19. Nesse sentido, o objeto da pesquisa realizada foi investigar como a população em vulnerabilidade foi abordada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em suas ações midiáticas em meio a COVID-19, abrangendo suas cartilhas, campanhas e políticas, dando destaque a atuação do Ministério para amenizar desigualdades sociais. Para tal, foram mapeadas as ações realizadas pelo MMFDH relacionadas à pandemia, identificando temáticas, sujeitos priorizados e políticas de enfrentamento. Adotamos uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório-descritivo, objetivando uma visão geral do tema que pouco foi explorado. De modo mais específico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre as temáticas que tangenciam a proposta, sistematizando e revisando os artigos coletados para a elaboração do referencial teórico, para, em seguida, iniciar a coleta das ações do MMFDH frente à COVID-19 disponíveis em suas mídias. Observa-se que, no estado atual da pesquisa, foi possível traçar as seguintes conclusões parciais: apesar da atuação do MMFDH ser dividida no site oficial em três eixos: promoção de direitos humanos, enfrentamento a violação de direitos humanos e fortalecimento da rede de proteção e promoção de direitos humanos. Contudo, tais divisões tratam das mesmas ações, sinalizando a construção de uma imagem favorável do órgão, mas pautada em uma estratégia de replicação de um mesmo conteúdo em seções diferentes, dando a impressão de um volume grande de ações executadas. Ademais, apenas alguns – poucos – segmentos identificados pelo próprio Ministério como população vulnerável receberam algum tipo de ação específica no contexto da pandemia. Percebe-se ainda que a produção de cartilhas, principalmente sobre o coronavírus e com informações sobre prevenção da COVID-19 tiveram grande destaque nas ações desenvolvidas pelo MMFDH. |