“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17243

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Natália Cristina Cal Andrade
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Título Interfaces entre Educação Financeira, Educação Matemática Crítica e Educação de Jovens e Adultos
Resumo Introdução: Este trabalho apresenta alguns caminhos trilhados em uma pesquisa de mestrado em andamento intitulada ‘A Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)’ que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa consiste em um estudo referente à utilização da Educação Financeira por meio de atividades embasadas na Educação Matemática Crítica propostas aos alunos da EJA. Objetivos: O objetivo geral da pesquisa é analisar as possibilidades de utilização da Educação Financeira, fundamentada na Educação Matemática Crítica, como estratégia múltipla para estudantes da EJA. Como objetivos específicos foram estabelecidos: identificar, por meio das atividades, como a Educação Financeira pode constituir-se como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos; evidenciar os limites e contribuições da Educação Financeira na EJA; e estabelecer parâmetros para a Educação Financeira, para que se configure como facilitadora da aprendizagem de Matemática por estudantes jovens e adultos. Metodologia: Para produzir os dados da pesquisa elaboramos um questionário e atividades que foram propostas aos alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade de Ervália-MG que aceitaram participar da pesquisa. Também utilizamos a entrevista para coletar dados. Resultados: As análises do questionário, das atividades propostas e entrevistas foram feitas com o objetivo de abordar os aspectos de possibilidade de fazer uso da Educação Financeira como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem. Para abordar esses aspectos, no momento de elaboração do questionário, as questões foram elaboradas visando obter respostas que nos levassem a conhecer um pouco sobre a história escolar de cada aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, se aconteceu, e ainda, o que a inserção da Educação Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, representou para o aluno. Com relação às atividades, todas procuraram destacar aspectos vivenciados pelos alunos em situações cotidianas em que se faz necessário o uso de conhecimentos relacionados à Educação Financeira. Conclusões: Acreditamos que a pesquisa irá contribuir para a prática profissional de professores, pois esperamos, ao final, disponibilizar o Produto Educacional, produzido a partir do trabalho de pesquisa, à todos aqueles que possam se interessar. Almejamos que a Educação Financeira, ao ser trabalhada sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, traga reflexos positivos nos três aspectos referentes à estratégia múltipla para a EJA.
Palavras-chave Educação em Ciências e Matemática, Atividades de Matemática, Ensino Médio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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