Resumo |
Introdução: Este trabalho apresenta alguns caminhos trilhados em uma pesquisa de mestrado em andamento intitulada ‘A Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)’ que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa consiste em um estudo referente à utilização da Educação Financeira por meio de atividades embasadas na Educação Matemática Crítica propostas aos alunos da EJA. Objetivos: O objetivo geral da pesquisa é analisar as possibilidades de utilização da Educação Financeira, fundamentada na Educação Matemática Crítica, como estratégia múltipla para estudantes da EJA. Como objetivos específicos foram estabelecidos: identificar, por meio das atividades, como a Educação Financeira pode constituir-se como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos; evidenciar os limites e contribuições da Educação Financeira na EJA; e estabelecer parâmetros para a Educação Financeira, para que se configure como facilitadora da aprendizagem de Matemática por estudantes jovens e adultos. Metodologia: Para produzir os dados da pesquisa elaboramos um questionário e atividades que foram propostas aos alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade de Ervália-MG que aceitaram participar da pesquisa. Também utilizamos a entrevista para coletar dados. Resultados: As análises do questionário, das atividades propostas e entrevistas foram feitas com o objetivo de abordar os aspectos de possibilidade de fazer uso da Educação Financeira como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem. Para abordar esses aspectos, no momento de elaboração do questionário, as questões foram elaboradas visando obter respostas que nos levassem a conhecer um pouco sobre a história escolar de cada aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, se aconteceu, e ainda, o que a inserção da Educação Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, representou para o aluno. Com relação às atividades, todas procuraram destacar aspectos vivenciados pelos alunos em situações cotidianas em que se faz necessário o uso de conhecimentos relacionados à Educação Financeira. Conclusões: Acreditamos que a pesquisa irá contribuir para a prática profissional de professores, pois esperamos, ao final, disponibilizar o Produto Educacional, produzido a partir do trabalho de pesquisa, à todos aqueles que possam se interessar. Almejamos que a Educação Financeira, ao ser trabalhada sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, traga reflexos positivos nos três aspectos referentes à estratégia múltipla para a EJA. |