“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17241

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ana Julia de Oliveira Schittine
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros Amanda Clara Barbosa de Souza Assis, Carlos Henrique Paiva, DANIELA GOMES ROSADO, Giovani Fernandes Fonseca, JOAO CARLOS BOUZAS MARINS
Título Programa Segundo Tempo: Treinamento funcional para a comunidade acadêmica da UFV.
Resumo No início do mês de maio de 2022, juntamente com o início do período acadêmico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), começaram as atividades do Programa Segundo Tempo Universitário (PST). Tal projeto é coordenado pela Divisão de Esporte e Lazer (DLZ) da universidade e financiado pelo Ministério da Cidadania. Este visa oferecer de forma gratuita seis modalidades para a comunidade acadêmica, sendo eles: Futebol Society, Tênis de Mesa, Tênis, Vôlei, Peteca e Treinamento Funcional. As aulas das modalidades mencionadas são realizadas nos seguintes locais: Departamento de Educação Física, Espaço de Convivência, Espaço Multiuso e na quadra do alojamento Posinho. Este resumo visa apresentar a maneira como estão sendo desenvolvidas as atividades do Programa Segundo Tempo Universitário nas aulas de treinamento funcional. As atividades são realizadas no Espaço de Convivência, duas vezes por semana e tem uma duração de 45 minutos, onde é possibilitado aos alunos a prática de exercício físico. As aulas são coordenadas por um monitor bolsista e contam com a ajuda de três monitores voluntários que oferecem suporte para o seu desenvolvimento. São atendidos 40 integrantes da comunidade universitária, entre graduação e pós-graduação. Destes 40 alunos se formam duas turmas mistas, que contém 32 mulheres e 9 homens. As aulas são dadas em formato de circuito, tendo 5 estações com exercícios que trabalham de forma equilibrada os membros superiores e inferiores, além da aptidão cardiorrespiratória. Estas estações são realizadas em pequenos grupos o que ajuda com que sejam adquiridas habilidades de comunicação e interatividade entre os participantes. No decorrer do processo de aprendizagem, é notável o desenvolvimento de aspectos físicos e motores, além da melhora da saúde. Já é possível visualizar as adaptações da coordenação motora dos praticantes, além de um aumento da força e mudanças corporais. O projeto também visa dar oportunidades aos alunos da Educação Física de uma vivência na prática profissional, onde tanto os bolsistas quanto voluntários têm tido a oportunidade de aprender com o projeto, através do planejamento e execução das aulas. Além disso, já é possível analisar que um dos objetivos do projeto, que tem a intenção de reduzir o estresse dos alunos gerado pela rotina exaustiva acadêmica, está sendo cumprido e que por amizades já estarem se formando, esse momento é ainda mais prazeroso para os alunos. Desse modo, o PST propicia benefícios à saúde física e mental dos acadêmicos envolvidos no programa, além de contribuir na dinâmica formativa dos alunos do curso de Educação Física.
Palavras-chave Programa Segundo Tempo Universitário, Treinamento Funcional, Educação Física.
Forma de apresentação..... Vídeo
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