Resumo |
No contexto da pandemia de Covid-19 um grupo de docentes e discentes da UFV criou uma disciplina voltada para o debate sobre a vida, a partir do acolhimento das/os estudantes, considerando a realidade socioambiental vivenciada. A partir da educação popular, a disciplina toma como ponto central o diálogo com mestras e mestres dos povos tradicionais e indígenas, fundamentado em seus modos de vida, organização social coletiva e concepções do ser humano em conexão com a Terra. A disciplina denominada Encontro de Saberes e Práticas Educativas ofertada em 2020 na formação de professores, na graduação e pós-graduação, teve como temas: saberes populares para a vida, saúde integral, cosmovisões e epistemologias, agroecologia e educação, educação territorializada, resistência e militância, cultura e arte. Em função da riqueza de diálogos na disciplina, se destacou para o grupo a importância da formação em diversidade biocultural, nas universidades, escolas e demais espaços educacionais, considerando o atual cenário de crise ambiental e civilizatória. Assim, surge o presente projeto, que objetiva a elaboração de vídeos educativos interculturais inclusivos pensados a partir do diálogo com povos, movimentos sociais e escolas. Para tanto, as ações desenvolvidas para elaboração dos materiais ocorrem a partir de grupos de trabalho vinculados ao Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas, composto por membros da universidade e por representantes de comunidades e povos tradicionais/indígenas. O trabalho desenvolvido por este grupo, parte dos vídeos gravados da disciplina Encontro de saberes no período emergencial remoto. Durante o semestre passado, o grupo analisou todo o material gravado da disciplina e estruturou um conjunto de tabelas que sistematizam os temas emergentes dos diálogos, com potencialidade para a construção dos materiais didáticos interculturais, totalizando sete temas. A partir da análise das tabelas, foi priorizado um primeiro vídeo educativo, sobre os saberes de matrizes africanas, para o diálogo das relações étnico-raciais na formação de professores. O roteiro foi estruturado a partir da fala das/os mestras/es na disciplina e editado no grupo de trabalho. Nessa etapa, haverá novo diálogo com as/os mestras/es no Acervo Biocultural e com educadoras/es da formação de professores para a finalização do material didático. Além desse vídeo inicial, outros quatro vídeos serão produzidos com temas da disciplina. Posteriormente, esses vídeos terão a tradução de Libras e a audiodescrição incorporadas. Roteiros educativos também serão desenvolvidos, visando orientar as/os educadoras/es na escolha e uso dos vídeos, que ficarão disponíveis nas plataformas virtuais do Acervo. Assim, propõe-se um caminho para a construção de uma educação intercultural em que as pessoas, em suas diferenças, se sintam parte da educação, e possam se (re)conhecer e conhecer a diversidade biocultural do nosso país. |