“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17234

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariana Carvalho de Paula
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE, Guilherme Augusto Vieira Pereira, maria eliana barbosa pereira vieira, Marina Tack Ramos, Priscila Maria de Oliveira, Zaquiel da Silva Santos
Título Caminhos para a educação intercultural a partir do encontro de saberes: produção coletiva de materiais didáticos inclusivos
Resumo No contexto da pandemia de Covid-19 um grupo de docentes e discentes da UFV criou uma disciplina voltada para o debate sobre a vida, a partir do acolhimento das/os estudantes, considerando a realidade socioambiental vivenciada. A partir da educação popular, a disciplina toma como ponto central o diálogo com mestras e mestres dos povos tradicionais e indígenas, fundamentado em seus modos de vida, organização social coletiva e concepções do ser humano em conexão com a Terra. A disciplina denominada Encontro de Saberes e Práticas Educativas ofertada em 2020 na formação de professores, na graduação e pós-graduação, teve como temas: saberes populares para a vida, saúde integral, cosmovisões e epistemologias, agroecologia e educação, educação territorializada, resistência e militância, cultura e arte. Em função da riqueza de diálogos na disciplina, se destacou para o grupo a importância da formação em diversidade biocultural, nas universidades, escolas e demais espaços educacionais, considerando o atual cenário de crise ambiental e civilizatória. Assim, surge o presente projeto, que objetiva a elaboração de vídeos educativos interculturais inclusivos pensados a partir do diálogo com povos, movimentos sociais e escolas. Para tanto, as ações desenvolvidas para elaboração dos materiais ocorrem a partir de grupos de trabalho vinculados ao Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas, composto por membros da universidade e por representantes de comunidades e povos tradicionais/indígenas. O trabalho desenvolvido por este grupo, parte dos vídeos gravados da disciplina Encontro de saberes no período emergencial remoto. Durante o semestre passado, o grupo analisou todo o material gravado da disciplina e estruturou um conjunto de tabelas que sistematizam os temas emergentes dos diálogos, com potencialidade para a construção dos materiais didáticos interculturais, totalizando sete temas. A partir da análise das tabelas, foi priorizado um primeiro vídeo educativo, sobre os saberes de matrizes africanas, para o diálogo das relações étnico-raciais na formação de professores. O roteiro foi estruturado a partir da fala das/os mestras/es na disciplina e editado no grupo de trabalho. Nessa etapa, haverá novo diálogo com as/os mestras/es no Acervo Biocultural e com educadoras/es da formação de professores para a finalização do material didático. Além desse vídeo inicial, outros quatro vídeos serão produzidos com temas da disciplina. Posteriormente, esses vídeos terão a tradução de Libras e a audiodescrição incorporadas. Roteiros educativos também serão desenvolvidos, visando orientar as/os educadoras/es na escolha e uso dos vídeos, que ficarão disponíveis nas plataformas virtuais do Acervo. Assim, propõe-se um caminho para a construção de uma educação intercultural em que as pessoas, em suas diferenças, se sintam parte da educação, e possam se (re)conhecer e conhecer a diversidade biocultural do nosso país.
Palavras-chave Saberes populares, Diversidade Biocultural, Educação Popular
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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