Resumo |
O projeto Proposta de Ensino a Distância para a Matemática Básica nas Ciências Exatas e Tecnológicas, chamado também de Programa Apoie-se, tem o intuito de elaboração de uma proposta de ensino de matemática básica para os novos estudantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Viçosa. Percebe-se que, de acordo com os dados do Sistema de Avaliação Básica (Saeb), grande parte dos estudantes apresentam nível insatisfatório de aprendizagem de matemática, e ao chegar nas universidades federais do país, é evidente aos professores a dificuldade no entendimento da matéria pelos alunos, explicado pela educação insatisfatória. Essa deficiência em compreender a matéria gera uma desmotivação por parte do alunos e consequentemente um elevado numero de reprovações e desistências, causando tanto impacto financeiro para instituição como impacto social. Para minimizar o problema, foi criado o Programa Apoie-se, que usa como metodologia principal a aplicação de cursos com temática de matemática básica, com exercícios focados na área de atuação do estudante. Na primeira etapa do projeto, realizada pela estudante Laís Sabino de Souza, foi feita uma ampla revisão bibliográfica com o objetivo de catalogar pesquisas e trabalhos relevantes na área de ensino da matemática, e descobrir a melhor forma de erradicar a desmotivação. Na segunda etapa do Projeto, foi criada uma apostila de exercícios de cálculos, abordando o tema de limites, para alguns dos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. O trabalho realizado até agora permitiu a elaboração de uma lista de exercícios para o Programa Apoie-se, sendo assim possível criar outros exemplos de exercícios e cursos virtuais, a serem ministrados por professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa, para guiar os estudantes. Além disso, fica claro que o Programa Apoie-se tem possibilidade de expandir para outras áreas das Ciências Exatas, como a física e química, e viabilidade de ser compartilhado entre outras instituições de ensino. |