“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17213

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa SICOOB-UFVCredi
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro SICOOB-UFVCredi
Primeiro autor Maria Lara Brum Teixeira
Orientador RAFAEL GUSTAVO RIGOLON DA SILVA
Outros membros Rafaela Resende Costa, THIAGO MENDONCA
Título Estudo Sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem Medicadas pelas TDIC na Educação Sexual
Resumo Ao referirmos sobre as metodologias ativas para aprendizagem (MAA), consideramos os processos nos quais os estudantes são os protagonistas na construção do seu conhecimento, e o fazem ao realizarem atividades que os levam a reflexão crítica. Já ao nos referirmos ao método tradicional estamos considerando os processos em que o professor é colocado como a figura central no ensino e na aprendizagem e o estudante é apenas um receptor do conteúdo. O presente trabalho tem como objetivo verificar se a MAA Estudo de Caso é mais eficaz para o ensino e aprendizagem sobre violências sexuais do que os métodos tradicionais, as aulas foram ministradas na modalidade do ensino remoto que foi empregado durante a pandemia de COVID-19. O público alvo deste trabalho foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio das duas escolas do município de Florestal-MG. Estes estudantes foram divididos em duas equipes, sendo que, a primeira recebeu aulas com a MAA Estudo de Caso e a segunda equipe recebeu aulas com o método tradicional. Os resultados obtidos pela comparação do engajamento dos estudantes nas aulas, foram tratados seguindo o que Bardin (1977) estipulou como análise de conteúdo, sendo assim, de acordo com o observado nas atividades que os estudantes fizeram e também com a participação destes nas aulas criamos categorias para sistematizar a análise dos resultados. De acordo com o que obtivemos após a categorização, analise e discussão dos resultados não podemos afirmar que uma metodologia é melhor que a outra, em virtude de que ambas têm seus prós e contras. Acreditamos que a melhor forma de ministrar a aula vai depender de qual é o objetivo e qual o tempo que o docente tem para investir em determinado assunto. Dado que, a aula com a MAA Estudo de Caso cria uma atmosfera de reflexão crítica sobre o tema proposto e por este motivo demanda mais tempo até que todos possam exprimir suas opiniões. Já o método tradicional, é uma boa alternativa quando o docente pretende apenas apresentar um conteúdo de forma mais simplória, por este não convidar o estudante para o diálogo e ter como norte a exposição do conteúdo.
Palavras-chave Metodologias Ativas, Violências Sexuais, Método Tradicional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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