ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Biologia Geral |
Bolsa |
SICOOB-UFVCredi |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
SICOOB-UFVCredi |
Primeiro autor |
Maria Lara Brum Teixeira |
Orientador |
RAFAEL GUSTAVO RIGOLON DA SILVA |
Outros membros |
Rafaela Resende Costa, THIAGO MENDONCA |
Título |
Estudo Sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem Medicadas pelas TDIC na Educação Sexual |
Resumo |
Ao referirmos sobre as metodologias ativas para aprendizagem (MAA), consideramos os processos nos quais os estudantes são os protagonistas na construção do seu conhecimento, e o fazem ao realizarem atividades que os levam a reflexão crítica. Já ao nos referirmos ao método tradicional estamos considerando os processos em que o professor é colocado como a figura central no ensino e na aprendizagem e o estudante é apenas um receptor do conteúdo. O presente trabalho tem como objetivo verificar se a MAA Estudo de Caso é mais eficaz para o ensino e aprendizagem sobre violências sexuais do que os métodos tradicionais, as aulas foram ministradas na modalidade do ensino remoto que foi empregado durante a pandemia de COVID-19. O público alvo deste trabalho foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio das duas escolas do município de Florestal-MG. Estes estudantes foram divididos em duas equipes, sendo que, a primeira recebeu aulas com a MAA Estudo de Caso e a segunda equipe recebeu aulas com o método tradicional. Os resultados obtidos pela comparação do engajamento dos estudantes nas aulas, foram tratados seguindo o que Bardin (1977) estipulou como análise de conteúdo, sendo assim, de acordo com o observado nas atividades que os estudantes fizeram e também com a participação destes nas aulas criamos categorias para sistematizar a análise dos resultados. De acordo com o que obtivemos após a categorização, analise e discussão dos resultados não podemos afirmar que uma metodologia é melhor que a outra, em virtude de que ambas têm seus prós e contras. Acreditamos que a melhor forma de ministrar a aula vai depender de qual é o objetivo e qual o tempo que o docente tem para investir em determinado assunto. Dado que, a aula com a MAA Estudo de Caso cria uma atmosfera de reflexão crítica sobre o tema proposto e por este motivo demanda mais tempo até que todos possam exprimir suas opiniões. Já o método tradicional, é uma boa alternativa quando o docente pretende apenas apresentar um conteúdo de forma mais simplória, por este não convidar o estudante para o diálogo e ter como norte a exposição do conteúdo. |
Palavras-chave |
Metodologias Ativas, Violências Sexuais, Método Tradicional |
Forma de apresentação..... |
Painel |