Resumo |
A lógica de programação é a base para a aprendizagem de qualquer linguagem de programação. No mundo atual, o aprendizado de programação de computadores é considerado como uma nova forma de alfabetizar crianças e jovens para os desafios do futuro. Diversos cursos técnicos e superiores, específicos da área ou não, envolvem os conceitos de programação de computadores em suas matrizes curriculares. Entretanto, o alto índice de reprovações mostra que a dificuldade de aprendizagem é comum. Existem várias propostas e ferramentas que buscam facilitar este aprendizado, dentre elas, várias pesquisas apontam que as atividades desplugadas são uma excelente maneira de incentivar os alunos e facilitar o entendimento dos conceitos. Pensando nisso, este projeto busca ampliar as formas de ensino-aprendizagem de lógica de programação através de uma maneira interativa, desplugada e de fácil acesso, o que possibilita, a partir destes princípios, a abordagem do assunto em escolas públicas, sem infraestrutura tecnológica e que ainda não abordam este tema em suas atividades. O objetivo central desta proposta é dar continuidade a investigação científica para o desenvolvimento de uma ferramenta didática para o ensino de programação de computadores de forma desplugada, que foi inicialmente proposta em 2019. A proposta atual propõe a continuação do desenvolvimento da ferramenta didática, buscando seu constante aperfeiçoamento e a inclusão de conceitos ainda não abrangidos. Sendo assim, ao longo do período de execução do projeto foram explorados novos comandos de programação. Nesta etapa, foram definidos novos comandos de repetição e foram trabalhados os conceitos de variáveis e funções. Estes últimos são conceitos mais avançados no processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação. Em paralelo ao estudo e inclusão de novos comandos à ferramenta didática, buscou-se avançar também com o jogo “Programe seu caminho”, proposto em 2019 para o ensino de programação para crianças. Neste caso, estão sendo aperfeiçoados o funcionamento e o tabuleiro do jogo, na versão “Caminho pela Cidade”. Os novos comandos já foram utilizados em um teste inicial com turmas dos cursos técnicos e superiores. Entretanto, os testes para a avaliação efetiva dos novos módulos desenvolvidos serão realizados no mês de agosto. A ferramenta, por ser visualmente amigável e apresentar os conceitos de forma concreta, tem, efetivamente, contribuído para a compreensão de conceitos abstratos e difíceis. |