Resumo |
Este trabalho retrata a utilização de imagens temáticas no ensino de Domínios Morfoclimáticos para uma turma de 7º ano da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, conhecido popularmente como ESEDRAT. Essa metodologia foi pensada com base na dificuldade de manter os alunos interessados no espaço da sala de aula sob o contexto remoto, tomado rapidamente durante o período da pandemia. Além disso, buscava facilitar a compreensão de termos e reflexões que deveriam ser feitas para compreender o assunto, podendo ser considerados complexos para a série na qual foi trabalhada. Assim, esse trabalho procurou incentivar a participação dos alunos na sala de aula, fazer com que os mesmos refletissem sobre as características climáticas do lugar que vivem e, por fim, incentivar o processo criativo discente para responder problemas nos quais os Domínios Morfoclimáticos estão passando. Para isso, foi realizado uma aula que teve como principal orientação a apresentação de alguns dos domínios morfoclimáticos a partir da classificação de Aziz Ab' Saber. Após essa aula houve uma avaliação feita pelos alunos. Como resultado, houve a apresentação do tema para a turma utilizando slides temáticos, que apresentavam os essas unidades e suas características climáticas, com destaque para espécies nativas daqueles lugares, como o lobo-guará no cerrado e o tucano nos mares de morro. Além disso, procurou-se levar os estudantes a vincularem as cores com as paisagens dos domínios, como o amarelado do cerrado e o verde escuro no domínio amazônico. Todos esses tópicos e algumas curiosidades foram debatidos em forma de roda de conversa, tentando entender a visão deles sobre o que estava sendo falado e o que eles traziam de suas experiencias para o diálogo. Ao fim dessa aula, os alunos realizaram uma atividade que conciliava algumas das questões ambientais dos domínios (como pluviosidade, relevo, vegetação) a problemas atuais que a expansão humana podem acarretar nessas áreas, como a destruição da Mata Atlântica e o perigo de se construir moradias nas encostas de morros no Domínio dos Mares de Morros, que são áreas onde os alunos vivem e, assim, puderam fazer uma relação entre a sociedade e a natureza a partir do entrelaçamento entre a vivência e os conhecimentos escolares. Por fim, este trabalho superou as minhas expectativas. De início houve uma ressignificação do uso das imagens no ensino de Geografia, mostrando o poder dessa ciência quando estudada com significados do cotidiano do aluno, nesse caso, os animais, a vegetação e as condições climáticas do lugar que vivem. Além disso, a avaliação feita ao final, por meio de uma redação, mostrou um lado criativo discente que não é encontrado em avaliações objetivas. Pois essas, a depender da forma que são elaboradas podem não trazer a realidade para o contexto do ensino ou reduzem o conhecimento dos mesmos apenas ao conceito estudado, desvinculando seu papel como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem. |