Resumo |
Introdução: O retorno às atividades escolares presenciais durante a pandemia da Covid-19 foi um desafio, tanto para os docentes da educação infantil, quanto para os pais, uma vez que houve uma preocupação geral sobre os desdobramentos desse retorno para a saúde das crianças. Nesse sentido, ficou evidente a necessidade de se promover ações de educação em saúde visando a prevenção e promoção da saúde infantil quanto a Covid-19. Desse modo, as práticas de educação em saúde devem levar em consideração o desenvolvimento infantil e as necessidades da criança. Objetivos: Relatar a experiência da realização de uma atividade de educação em saúde, utilizando a música e desenho como estratégia para prevenção do covid-19. Descrição das principais ações: A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Prof. Pedro Gomide, no município de Viçosa-MG, com crianças entre 6 e 7 anos, nos dias 31 de janeiro, 14 de fevereiro e 14 de março, e realizada por discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, durante a atividade prática da disciplina Enfermagem, saúde e sociedade II. Primeiramente, foi feita uma visita de campo à escola para avaliar as demandas de educação em saúde dos docentes em relação a sua turma. A escolha da atividade de desenho, para os alunos do segundo ano do ensino fundamental, levou em consideração o nível educacional dos alunos nessa faixa etária. Na segunda visita à escola foi realizada a atividade seguindo as etapas: apresentação dos participantes; distribuição de um impresso com uma série de perguntas e comandos sobre a prevenção do Covid-19, seguido de uma orientação sobre a atividade que deveria ser realizada. Nessa atividade cada criança expressou seu conhecimento sobre as formas de prevenção da doença através de desenho. Na terceira etapa as crianças foram convidadas a ouvir e interpretar os comandos da música “Lava a mão” da personagem infantil Galinha Pintadinha. Resultados alcançados: Foram desenvolvidas todas as atividades planejadas sem intercorrências, as crianças foram participativas e compreenderam bem os objetivos das atividades realizadas. Pode-se perceber que as crianças expressaram em seus desenhos um conhecimento sobre as formas de prevenção da Covid-19. A participação dos docentes da escola, assim como relato verbal dos mesmos e da direção expressam a satisfação e sucesso da atividade. Assim também quanto ao aprendizado dos alunos. Conclusão: Notou-se a importância da abordagem de métodos lúdicos no combate ao Covid-19 com crianças de 6 e 7 anos, uma vez que o assunto não fora contemplado de maneira efetiva na escola até o momento da realização da atividade. Apesar disso, foi observado que os alunos, de maneira geral, tinham uma noção básica das formas de transmissão e combate à doença. Ainda, os discentes de enfermagem tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de educação em saúde infantil por meio de uma comunicação adaptada. |