“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17193

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Íria Cecilia de Brito Barros
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi, Luiza Florindo de Alcantara, Stela de Amorim Ferreira, Tayslane Jhenyffer Alexandrino
Título Utilização da música e desenho como estratégia para prática de educação em saúde na prevenção do covid-19: um relato de experiência.
Resumo Introdução: O retorno às atividades escolares presenciais durante a pandemia da Covid-19 foi um desafio, tanto para os docentes da educação infantil, quanto para os pais, uma vez que houve uma preocupação geral sobre os desdobramentos desse retorno para a saúde das crianças. Nesse sentido, ficou evidente a necessidade de se promover ações de educação em saúde visando a prevenção e promoção da saúde infantil quanto a Covid-19. Desse modo, as práticas de educação em saúde devem levar em consideração o desenvolvimento infantil e as necessidades da criança. Objetivos: Relatar a experiência da realização de uma atividade de educação em saúde, utilizando a música e desenho como estratégia para prevenção do covid-19. Descrição das principais ações: A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Prof. Pedro Gomide, no município de Viçosa-MG, com crianças entre 6 e 7 anos, nos dias 31 de janeiro, 14 de fevereiro e 14 de março, e realizada por discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, durante a atividade prática da disciplina Enfermagem, saúde e sociedade II. Primeiramente, foi feita uma visita de campo à escola para avaliar as demandas de educação em saúde dos docentes em relação a sua turma. A escolha da atividade de desenho, para os alunos do segundo ano do ensino fundamental, levou em consideração o nível educacional dos alunos nessa faixa etária. Na segunda visita à escola foi realizada a atividade seguindo as etapas: apresentação dos participantes; distribuição de um impresso com uma série de perguntas e comandos sobre a prevenção do Covid-19, seguido de uma orientação sobre a atividade que deveria ser realizada. Nessa atividade cada criança expressou seu conhecimento sobre as formas de prevenção da doença através de desenho. Na terceira etapa as crianças foram convidadas a ouvir e interpretar os comandos da música “Lava a mão” da personagem infantil Galinha Pintadinha. Resultados alcançados: Foram desenvolvidas todas as atividades planejadas sem intercorrências, as crianças foram participativas e compreenderam bem os objetivos das atividades realizadas. Pode-se perceber que as crianças expressaram em seus desenhos um conhecimento sobre as formas de prevenção da Covid-19. A participação dos docentes da escola, assim como relato verbal dos mesmos e da direção expressam a satisfação e sucesso da atividade. Assim também quanto ao aprendizado dos alunos. Conclusão: Notou-se a importância da abordagem de métodos lúdicos no combate ao Covid-19 com crianças de 6 e 7 anos, uma vez que o assunto não fora contemplado de maneira efetiva na escola até o momento da realização da atividade. Apesar disso, foi observado que os alunos, de maneira geral, tinham uma noção básica das formas de transmissão e combate à doença. Ainda, os discentes de enfermagem tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de educação em saúde infantil por meio de uma comunicação adaptada.
Palavras-chave Saúde da criança, educação em saúde, Covid-19
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.