ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Daiane do Nascimento Bicalho |
Orientador |
PRISCILA DANIELE LADEIRA |
Outros membros |
Alexia de Paiva Pimentel, Aline de Fátima Salgado, Evelyn Helena da Costa, Gabriele das Gracas de Paula Carvalho, Hosana Borges Costa, Larissa de Almeida Firmino, Maria Fernanda Santos Silva, Sabrina Oliveira Valente |
Título |
Verdejar: A Potência da Natureza no Desenvolvimento Humano. |
Resumo |
O brincar livre na natureza deve ser estimulado e traz grandes benefícios ao desenvolvimento integral da criança. Todavia, as vivências envolvendo os elementos da natureza de forma intencional também pode contribuir na formação cidadã e humana das crianças, uma vez que passam a interagir de forma crítica e reflexiva, reconhecendo cada vez mais a fundamental integração desta com os seres humanos. O objetivo deste projeto é implementar áreas verdes e lúdicas em espaços escolares e não escolares que possibilitem o contato seguro de crianças e adultos com a Natureza, o livre brincar e a promoção da educação ambiental. As ações realizadas são: encontros formativos; atividades semanais com crianças; criação de materiais didático-pedagógicos; reuniões de planejamento e avaliação com projetos e escolas parceiras; reunião com a comunidade da Violeira para implementação de parques naturalizados para as crianças; participação em eventos desenvolvendo atividades de educação ambiental com as crianças; manutenção da página do projeto no Instagram. Até o momento foram alcançados os seguintes resultados: capacitação da equipe do projeto e professoras; atividades desenvolvidas com as crianças; criação e utilização do álbum de figurinhas “Aventuras Verdejantes”; mobilização de moradoras/moradores da comunidade Violeira para planejamento e construção de um parque naturalizado para as crianças; parceria estabelecida com a escola Primeiros Passos para planejamento e execução do processo de transição ecopedagógica da mesma; participação na Semana Mundial do Brincar; divulgação de conteúdos na página do Instagram. Concluímos que as ações desenvolvidas até o momento tem contribuído na promoção de práticas educativas que aproximam as crianças da Natureza, colaborando assim para o desenvolvimento integral das mesmas. As ações junto às escolas parceiras e à comunidade da Violeira tem incentivado o contato das crianças com a Natureza, transformando práticas pedagógicas e utilizando espaços de uso coletivo voltados para o lazer e desenvolvimento das crianças. |
Palavras-chave |
Criança, Natureza, Brincar |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |