“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17158

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Amanda Clara Barbosa de Souza Assis
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros Ana Julia de Oliveira Schittine, Carlos Henrique Paiva, DANIELA GOMES ROSADO, Giovani Fernandes Fonseca, JOAO CARLOS BOUZAS MARINS
Título Programa Segundo Tempo: relevância da modalidade de voleibol para a comunidade universitária
Resumo O Programa Segundo Tempo (PST) Universitário teve início das suas atividades no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no mês de maio de 2022 junto ao início do período acadêmico na cidade de Viçosa - MG. O projeto é coordenado pela Divisão de Esporte e Lazer (DLZ), oferecendo seis modalidades de forma gratuita à comunidade universitária, sendo elas: Futebol Society, Tênis de Mesa, Tênis, Vôlei, Peteca e Treinamento Funcional. As aulas de tais modalidades são ministradas dentro do próprio campus da UFV nos seguintes locais: Departamento de Educação Física, Espaço de Convivência, Espaço Multiuso e quadra do alojamento Posinho. O objetivo desta apresentação é descrever o desenvolvimento das atividades com a modalidade voleibol dentro do programa PST. As atividades deste esporte ocorrem no ginásio da UFV, duas vezes por semana e com duração de uma hora e 30 minutos, e oferecem acessibilidade à prática desta modalidade esportiva. Elas são coordenadas por um monitor bolsista e quatro monitores voluntários. Nesta modalidade, são atendidos 60 integrantes da comunidade universitária (alunos e servidores) divididos em três turmas mistas, sendo 33 mulheres e 27 homens. Devido aos diferentes níveis técnicos dos alunos, existe a necessidade de equiparar alguns fundamentos, sendo eles aplicados durante as aulas. Até o momento, foram trabalhados os fundamentos toque por cima, manchete, saque por baixo e cortada. Estes fundamentos são demonstrados e vivenciados em duplas, trios ou sextetos, desenvolvendo habilidades de cooperação, comunicação e interação social. Para muitos dos alunos, esta é a primeira oportunidade de praticar o voleibol. As aulas têm desenvolvido as capacidades físicas dos alunos, promovendo a melhoria da saúde. Com dois meses de execução do projeto, já é possível observar laços sociais se formando, além do desenvolvimento das capacidades técnicas. Até mesmo os alunos que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a prática da modalidade estão obtendo êxito nas aulas. Ademais, o projeto oferece a oportunidade para que os alunos do curso de Educação Física possam vivenciar a prática profissional, seja planejando as aulas ou as ministrando. O programa ainda tem a finalidade de diminuir o estresse causado pelos compromissos acadêmicos diários. As regras de participação promovem a responsabilidade e compromisso com as aulas e os colegas de turma. Portanto, a realização do programa, principalmente em um cenário pós-pandêmico favorece a manutenção da saúde física e mental dos alunos envolvidos, e auxilia na formação dos acadêmicos da Educação Física.
Palavras-chave Voleibol, Lazer, Educação Física
Forma de apresentação..... Vídeo
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