“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luciene dos Santos Soares
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Bárbara Silveira Baptista de Oliveira
Título Mídias digitais visuais no ensino da disciplina de Libras
Resumo O Período Especial Remoto (PER), posto em prática devido a pandemia, exigiu estratégias de ensino e iniciativas metodológicas diferentes. Para isso, o presente estudo buscou catalogar, aplicar e analisar metodologias e estratégias didáticas que proporcionassem a equalização das condições de ensino para os alunos da disciplina de LET 290- Língua Brasileira de Sinais, durante o PER, em uma IES da Zona da Mata Mineira. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa com foco na pesquisa ação, vinculada ao campo da Linguística Aplicada, voltado para a formação de professores e ensino de línguas. Como base teórica utilizou-se a discussão sobre as metodologias ativas, em que o aluno torna-se o centro da aprendizagem, assumindo a autonomia e a proatividade do processo. Para isso, a aprendizagem ocorre contextualizada com a realidade do aluno, gerando engajamento e maior interesse para a tomada de controle da própria aprendizagem. Inicialmente, o primeiro contato com a turma proporcionou a percepção do perfil dos alunos, as metodologias utilizadas pela professora e a percepção das dificuldades do PER. Após esse momento houve a reflexão, produção e aplicação da pedagogia de projetos, que foi o método avaliativo da disciplina, além do desenvolvimento de cinco dinâmicas, que deram base à estratégia proposta da pedagogia de projetos, sendo elas: a dinâmica com a temática “mitos e crenças”, em que os grupos de alunos identificaram mitos e crenças a partir de casos, resultando na identificação da maior parte dos mitos e crenças, além de discussões ricas; a segunda dinâmica com o tema “surdez: deficiência ou diferença”, em que os grupos selecionaram 5 palavras-chave a partir de um vídeo, a fim de formar uma nuvem de palavras, potencializou a mediação entre conhecimento e apropriação do conteúdo pelos alunos; enquanto a terceira dinâmica consistiu em um debate sobre as abordagens educacionais do oralismo, comunicação total e bilinguismo, fomentando interessantes debates, auxiliando no aprofundamento de ideias e estimulando a participação; já a quarta dinâmica abordou a fonologia da Libras, buscando exemplificar na prática os conceitos que constituem a gramática da Libras e proporcionar a prática da sinalização; e, por fim, a quinta dinâmica foi a autoavaliação do desenvolvimento dos projetos, que auxiliou na reflexão do processo de aprendizagem proporcionado pela desenvolvimento dos projetos, além de auxiliar os alunos a pensarem como agir futuramente em situações semelhantes. Concluímos que a inclusão de tecnologias e metodologias ativas na elaboração de atividades aumentou a participação e engajamento dos alunos com o conteúdo e entre si, auxiliando que os alunos estivessem em dia com a matéria e exercitando a criatividade e o pensamento crítico perante ao conteúdo. Em relação ao desenvolvimento dos projetos, notou-se o desenvolvimento da autonomia e proatividade na busca de respostas para as questões problematizadoras que motivaram os projetos dos alunos.
Palavras-chave Libras, metodologias ativas, período remoto
Forma de apresentação..... Vídeo
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