“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17150

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Thales de Souza Magalhães
Orientador ADRIANA VENTOLA MARRA
Outros membros Ana Victória Miranda Bruni
Título Estresse universitário e vivências acadêmicas: uma revisão sistemática
Resumo O ingresso no ensino superior traz consigo grandes mudanças na vida de um estudante, sejam elas no âmbito pessoal, familiar, profissional ou social. Frequentemente, o estudante de graduação se depara com a falta de tempo para dar conta de todas as demandas, excesso de materiais de estudo, trabalhos, avaliações e sobrecarga (MATTA; LEBRÃO; HELENO, 2017; CHAU; VILELA, 2017). Todas estas questões nos remetem às vivências acadêmicas e ao estresse universitário. As vivências acadêmicas são as experiências e dificuldades às quais o estudante acaba sendo submetido em sua transição do ensino médio para o superior e/ou frequência universitária (ALMEIDA; FERREIRA; SOARES, 1999). Estresse é a resposta que o corpo dá a qualquer tipo de demanda, seja ela causada por condições desagradáveis ou não, que tirem o organismo de seu estado de homeostase (SELYE, 1965). Neste sentido, as mudanças e sentimentos fazem parte das vivências acadêmicas dos universitários, que podem implicar em estresse para os estudantes. Sendo assim, tem-se neste artigo o objetivo de descrever como os temas de estresse universitário e vivências acadêmicas têm sido abordados de forma conjunta em estudos publicados nos últimos 10 anos. Em termos metodológicos, foi utilizada a base de dados Web of Science (WoS) para realizar a bibliometria com a técnica do Proknow-C (Knowledge Development Process - Constructivist). Os filtros de busca foram: o número de citações, data de publicação, alinhamento com o tema da pesquisa e o fator de impacto. Após a filtragem 17 artigos foram lidos e analisados. Como resultados, destacaram-se a falta de métodos qualitativos na abordagem dos temas.A tendência de realização de estudos focados em analisar as causas e consequências das vivências de estresse dos estudantes. Isso aponta uma necessidade de realização de mais pesquisas voltadas para políticas de intervenção para redução dos quadros de estresse e análises das estratégias de enfrentamento utilizadas pelos estudantes. Quadros de depressão e transtorno de ansiedade também foram fortemente mencionados nos artigos analisados. Isso indica a necessidade de atenção quanto à saúde mental dos estudantes. Tais psicopatologias são parcialmente impulsionadas por altos índices de estresse, o que dentro de uma população de estudantes, indica uma alta carga de pressão dentro do ambiente universitário. Foram percebidas relações entre um bom desempenho no ensino médio e uma maior facilidade de adaptação ao contexto universitário. Este estudo contribui para uma melhor compreensão sobre as características de pesquisas recentes sobre o tema e sendo possível preencher algumas lacunas teóricas a respeito do estudo da saúde mental de estudantes universitários, indicando uma agenda de pesquisa.
Palavras-chave Vivências acadêmicas, estresse universitário, revisão sistemática
Forma de apresentação..... Vídeo
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