Resumo |
A pandemia covid-19 reconfigurou modos de proceder na sociedade buscando maneiras de agir como medida de segurança sanitária. Isto afetou os professores da educação básica, que tiveram o desafio de desenvolver suas práticas por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com cenário múltiplo de acesso a essas ferramentas. No caso de professores de Arte e de Dança, elaborar atividades corporais nesse formato e acessíveis, tornou-se um desafio ainda maior, já que há uma variedade de ferramentas disponíveis e cada uma com dinâmicas diferenciadas. Neste contexto remoto nos perguntamos: como lidar com as relações interpessoais, com a relação corpo-espaço, com os diferentes modos de ver, perceber e sentir? Aspectos que no contexto presencial se dão a partir de sensorialidades e perspectivas significativamente diferentes. O objetivo geral deste projeto de pesquisa, intitulada “Corpo Brinca-Corpo Dança: inventividades sobre o ensino da dança via tecnologias digitais”, financiado pelo edital PIBIC- CNPq (2021-2022), foi a investigação da relação entre as ferramentas digitais e o ensino da dança, com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre a operacionalidade e possíveis contribuições das ferramentas digitais para o ensino das Artes - no contexto remoto ou presencial. Além disso, objetivou-se a sistematização de conteúdos produzidos durante este projeto de pesquisa, bem como de registros da trajetória e materiais efetuados pelo projeto de extensão “Corpo Brinca-Corpo Dança” (CBCD) desenvolvido no Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa desde 2006. Também foi efetivada a criação de um espaço virtual que abriga esses conteúdos e materiais sistematizados. A pesquisa é de caráter exploratório e considera a multiplicidade de procedimentos para o aprofundamento da temática. Dentre os resultados obtidos destacam-se o levantamento e a sistematização das ferramentas mais utilizadas e acessíveis aos professores e estudantes durante o ensino remoto; a exploração desses a fim de verificar suas potencialidades para o ensino da dança; a investigação bibliográfica e documental do CBCD para discussão, reflexões sobre as temáticas principais e secundárias; a sistematização do material selecionado e a criação de um espaço virtual para o compartilhamento dos dados coletados. Dessa forma, já é possível acessar, o acervo organizado sobre CBCD, as atividades artístico-pedagógicas criadas para o contexto remoto com possibilidades de aplicabilidade em aulas presenciais ou como material de apoio para os professores da rede básica de ensino e a divulgação de novos eventos. Entende-se que o site é importante já que pode servir como auxílio à formação continuada de professores, especialmente no preparo relacionado ao domínio dessas ferramentas digitais. Afinal, essas transformações culturais e o conhecimento já marcam gerações e fazem parte do repertório sociocultural não só dos estudantes, bem como dos professores. |